CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Turismo e Lazer

BlogOpinião RuraltecTV – A importância dos manguezais

Manguezal
Os manguezais são regiões de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Tipicamente, são ecossistemas de regiões tropicais e subtropicais
 
O Brasil possui uma das maiores áreas de manguezal do planeta, com a maior extensão contínua de manguezais em todo o mundo. Para preservar esse rico ecossistema, é importante incentivar algumas medidas, como exploração sustentável, reflorestamento e a manutenção dos manguezais. Alguns estados brasileiros, como o Rio de Janeiro, possuem programas de reflorestamento dos mangues e da Mata Atlântica.

Nova resolução causa preocupação
 
A possibilidade de extinção, pelo governo, de resoluções que restringem o desmatamento e a ocupação nos manguezais preocupa ambientalistas e cientistas, já que eram poucos os instrumentos legais de proteção dos manguezais no Brasil e com essa medida a situação só piora.
 
A ação do governo vai contra tudo que é cientificamente comprovado e contra todas as tendências de preservação de recursos naturais para a construção de um ambiente sustentável e saudável.
Os manguezais são a base de um ecossistema biologicamente diversificado, riquíssimo e fundamental para alimentação de uma série de espécies, muitas delas em extinção.
 
Os manguezais representam menos de 1% de todas as florestas tropicais do mundo, logo, preservá-los é contribuir para o bem-estar das comunidades costeiras, pois tem a participação decisiva na fonte de renda e na oferta de alimentos para milhares de famílias. Devido à sua enorme biodiversidade, diversas espécies buscam esse ecossistema para se reproduzir.

Manguezais e seus impactos
 
À medida que as folhas dos manguezais caem nas águas das marés, elas são colonizadas em poucas horas por fungos marinhos e bactérias que convertem compostos de carbono difíceis de serem digeridos em material de detrito, rico em nitrogênio. Os pedaços resultantes, cobertos com micro-organismos, tornam-se alimento para animais menores, como minhocas, caracóis, camarões, moluscos, mexilhões, cracas, mariscos e ostras, animais estes que servirão de alimento para outros animais, como peixes, caranguejos, pássaros e outras espécies da teia alimentar, incluindo o ser humano.
Estudos revelam que a preservação destes ecossistemas é fundamental para equilibrar o sistema climático global, interferindo inclusive na diminuição de furacões e tornados.

Alguns benefícios
 
– Formam a base de uma complexa cadeia alimentar marinha;
– Atuam como “berçários”, oferecendo proteção à prole de diversas espécies que se reproduzem ali;
– Filtram e assimilam poluentes do escoamento das terras altas;
– Estabilizam sedimentos de fundo;
– Ajudam a melhorar a qualidade da água.

Causa da destruição
 
O desenvolvimento e o crescimento populacional continuarão a ter um impacto negativo no habitat dos manguezais.
Os manguezais também têm sido destruídos pela construção de fazendas de camarão, pelo desmatamento, pelo corte de madeira, pelo lançamento de esgoto, derramamento de petróleo e construção de residências na área.

Suspensão da determinação do governo
 
É com grande alegria que recebemos a notícia de que a Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu a 135ª reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente que tinha revogado diversas normas, como as de proteção de manguezais e restingas.
 
A decisão, da 23ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, foi movida por ação popular e reflete o anseio popular de preservar, restaurar e manter estes biomas livres da devastação por parte de interesses particulares e da especulação imobiliária. 
Manguezal – Ilustração de Chico Lam – SOS Manguezais – 2016

A sociedade deve estar atenta e ser proativa no sentido de forçar os governos a tomarem medidas de proteção desses ecossistemas!

Leia também: