CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Chamada para a 36ª Fenovinos

Santa Margarida do Sul (RS) está se preparando para receber criadores de ovinos de todo o estado e até mesmo de Santa Catarina, Paraná e, possivelmente, de São Paulo. Os organizadores da 36ª Fenovinos fazem os últimos ajustes na programação de julgamentos, remates e palestras. O evento acontece de 1º a 5 de maio, reunindo cabanhas de ovinos de lã e de carne.

A FENOVINOS – Feira Nacional de Ovinos é uma feira itinerante, realizada a cada ano em uma cidade diferente escolhidos pelos próprios expositores, com o objetivo de fomentar a ovinocultura em cada uma das regiões de abrangência de seu município sede. A escolha de cada município sede é realizada durante a feira em assembleia, onde votam cada um dos expositores da feira.

A direção da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) destaca que, este ano, a feira apresenta uma particularidade, que é a participação, de forma colaborativa, dos municípios de São Gabriel (RS) e Vila Nova do Sul (RS), fator este que mostra o interesse destes municípios numa exposição muito significativa que agrega ovinocultores do Rio Grande do Sul e até de outros estados. A Fenovinos é um evento relevante principalmente nestes municípios onde está se consolidando a criação de ovelha e onde a ovinocultura tem um fundamento muito importante de crescimento.

Animais na pista de julgamento
Animais se apresentando na pista

Com relação à programação que já tem sido divulgada entre os criadores, a associação destaca o julgamento que ocorrerá na quinta-feira, dia 2, à tarde. O julgamento de admissão é imprescindível e é onde os animais são verificados na sua individualidade, de tatuagem, dentição, documentos. É o passaporte para o julgamento de classificação, que acontecerá na sexta-feira, dia 3. Esses julgamentos serão realizados simultaneamente em quatro pistas por onde passarão todas as raças laneiras e carniceiras presentes ao evento.

Já no sábado, dia 4, os expositores vão se reunir para falar de futuro. É que sempre ocorre dentro de uma Fenovinos em andamento, a escolha da futura sede da feira. Assim, os municípios e sindicatos rurais que desejarem sediar a feira de 2025 farão a apresentação das suas cidades e parques. Por votação, o local do próximo ano será escolhido. Já a parte da tarde será dedicada aos remates. É uma feira de trabalho, de negócios, com praticamente três dias. É um curto período para, justamente, dar agilidade às exposições e feiras, um pedido dos produtores, até em função de custos, como despesas de alojamentos por vários dias.

A expectativa dos organizadores é de que mais de 300 animais inscritos. Paralelo à Fenovinos ocorrerá também a Nacional da raça Hampshire Down, o que deverá ajudar a aumentar o movimento. As mesmas 12 raças que estiveram Fenovinos 2023, ocorrida em Uruguaiana (RS), marquem presença no evento deste ano: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, White Dorper e raça Crioula.

Programação da 36ª Fenovinos

Além dessas raças haverá também a variedade Naturalmente Colorido de algumas delas. Hoje, na Fenovinos, existe um volume muito grande de raças Corriedale e Texel, mas também Hampshire e Ile de France Naturalmente Colorido.

A estrutura para o evento em Santa Margarida do Sul será montada no Parque Municipal de Eventos Olympio Bicca Estrazulas, à Estrada de Santa Margarida, 984. O espaço conta com cinco hectares de área, dos quais dois hectares serão destinados para os ovinos, com quatro pistas de julgamentos e área de exposição.

A feira é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e pela Associação de Produtores Rurais de Santa Margarida do Sul, com apoio da Prefeitura de Santa Margarida do Sul e do Sindicato Rural e da Prefeitura de São Gabriel.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *