CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaNotícias

Epagri disponibiliza livro sobre produção de banana em Santa Catarina

Capa do livro

Cerca de 4 mil famílias agricultoras catarinenses têm a produção de bananas como principal atividade econômica. Santa Catarina é o quarto maior produtor e o maior exportador da fruta no país. São 700 mil toneladas produzidas anualmente, em 28 mil hectares. O valor bruto da produção da fruta no estado gira em torno de R$ 450 milhões ao ano.

Foi pensando nessa importante cadeia produtiva que a Epagri reuniu 40 anos de conhecimento acumulado em pesquisa e extensão no livro “Produção de Banana em Santa Catarina”, disponível para livre download.

Apesar de ocupar a segunda posição do país em produtividade de banana, com média de 24,5t/ha dos subgrupos Cavendish e Prata, esse índice ainda é considerado baixo tendo em vista o potencial produtivo dos principais cultivares plantados em SC, aponta a obra. Segundo os autores, os principais fatores que limitam a produção da fruta no estado são: utilização de mudas de baixa qualidade; práticas de plantio e manejo inadequadas; manejo inadequado de pragas e doenças; limitações na correção da acidez e fertilidade do solo e na nutrição das bananeiras e práticas de colheita e pós-colheita não recomendadas.

Caixas com bananas colhidas

Essas limitações estão relacionadas à gestão da atividade realizada pelo bananicultor e podem ser superadas com a assistência técnica e adoção das recomendações de boas práticas. A obra, que contempla 14 capítulos em 320 páginas, reúne informações sobre importantes recomendações e técnicas para o cultivo da banana. Destina-se a bananicultores, técnicos da extensão rural, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais profissionais que atuam nesta cadeia produtiva.

O livro ainda não está disponível no formato físico, somente digital. O arquivo PDF pode ser baixado gratuitamente CLICANDO AQUI.

Leia também: