CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Embrapa lança publicação sobre meliponicultura

Ninho de abelha sem ferrão

A Embrapa acaba de publicar o livro “Meliponicultura: o produtor pergunta, a Embrapa responde” da coleção “500 perguntas 500 respostas”. A publicação, que está disponível para download gratuito, contém informações sobre a atividade de criação de abelhas-sem-ferrão. As perguntas sobre o tema foram formuladas a partir de dúvidas enviadas à Embrapa. Ao todo, 43 profissionais, de diferentes regiões brasileiras, dedicaram-se à elaboração de respostas distribuídas em 20 capítulos.

Capa do livro "Meliponicultura: o produtor pergunta, a Embrapa responde"
Capa do livro “Meliponicultura: o produtor pergunta, a Embrapa responde”

A meliponicultura representa, também, oportunidade de mudanças em alguns modelos de uso da terra, uma vez que as abelhas-sem-ferrão, responsáveis pela polinização que leva à produção de frutos e sementes em várias plantas, são sensíveis à agrotóxicos e outros agentes estressores. Adicionalmente, a meliponicultura pode contribuir com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) Para isso, a implantação dessa atividade deve ser realizada de forma responsável, apoiada em um arcabouço regulatório justo, que considere suas características regionais e seus inúmeros potenciais.

Com o livro, espera-se estimular também a inovação e a geração de novos negócios em uma atividade milenar, de importância social e cultural. Esta é uma publicação dinâmica, que poderá ser revista e atualizada à medida que novos estudos surgirem. Caso o leitor tenha mais alguma pergunta relacionada ao tema tratado neste livro da coleção,

pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão da Embrapa.

Para conhecer outros títulos já lançados na coleção, basta acessar o site da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, CLICANDO AQUI e para acessar a nova publicação basta CLICAR AQUI.

Leia também: