CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Embrapa disponibiliza curso sobre poda do cafeeiro arábica

Cafezal

A Embrapa Café disponibilizou um novo curso gratuito sobre podas do cafeeiro arábica. Com carga horária de cinco horas, a capacitação está disponível na plataforma de aprendizagem virtual da Embrapa e-Campo e é ofertada de forma assíncrona, ou seja, o aluno escolhe o melhor horário para acessar o conteúdo e realizar as atividades, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

O curso foca na necessidade de levar ao conhecimento de produtores, agrônomos, agentes de assistência técnica e extensão rural atuantes na cafeicultura e estudantes de agronomia as melhores práticas para a poda do cafeeiro arábica. Mesmo profissionais que já atuam há bastante tempo na cafeicultura podem se beneficiar com essa capacitação que, além de mostrar os aspectos fisiológicos e as finalidades dos diferentes tipos de podas, apresenta o correto manejo da lavoura após a realização da técnica.

Cafezal podado
Cafezal podado

As aulas são ministradas pelo pesquisador da Embrapa Café, André Dominghetti Ferreira, engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Fitotecnia. Ele adianta que o curso permitirá que o profissional conheça o conceito, as características e os equipamentos necessários à implementação das práticas de recepa; esqueletamento; e do desponte e decote nos cafeeiros da espécie Coffea arabica. A poda do cafeeiro é uma prática que, se realizada corretamente, renova os ramos produtivos, adequa a arquitetura da planta para tratos culturais, favorece a luminosidade e aeração das lavouras, possibilitando a recuperação do potencial produtivo da lavoura.

Por ser uma capacitação de oferta contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado. Porém, sugere-se que seja concluído em até 10 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem. Após a conclusão de todas as atividades propostas, o participante terá direito a um certificado. As inscrições podem ser realizadas CLICANDO AQUI.

Poda mecanizada do café
Poda mecanizada do café

Curso Cafeicultura no Cerrado

Continuam abertas as inscrições para o curso “Cafeicultura no Cerrado”, que já instruiu mais de duas mil pessoas. O curso apresenta o panorama da cafeicultura no bioma cerrado e capacita os participantes nas melhores práticas para implantação e manejo do cafeeiro e na escolha das melhores cultivares disponíveis, de acordo com as necessidades de produção. Apesar do enfoque no bioma cerrado, os conhecimentos apresentados são válidos para as demais regiões cafeeiras. Mais informações podem ser obtidas CLICANDO AQUI. A matrícula para esse curso pode ser realizada CLICANDO AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *