Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

Produtor semeando a lanço
Semear é o início de toda a vida que pode haver na sua horta, então, cuidado e um pouquinho de conhecimento são fundamentais
 
É preciso prestar atenção em alguns detalhes na hora de semear. Confira estas dicas:

Época de plantio. Cada cultivar tem as suas fases específicas e precisam de cuidados em momentos determinados. Cada uma deve ser semeada durante a época que garante as melhores condições para o seu desenvolvimento. Essa época varia conforme as características de cada planta e das regiões do país. Na hora de semear confira a época de plantio! Geralmente, estas indicações estão disponíveis nas embalagens das sementes. 

Onde semear. Você pode começar a cultivar as suas sementes em sementeiras, e transplantá-las para um vaso ou canteiro quando elas atingirem 10cm de altura.  Também é possível começar o plantio direto em vasos ou em espaços de canteiros.

Para criar um meio que possibilite nutrientes, evite o acúmulo de água e garanta que as suas plantas tenham espaço para sustentar suas raízes, é bom começar com camadas!  Cura todo o fundo do vaso com argila expandida (também podem ser algumas pedrinhas), que funciona como um sistema de drenagem. Isto garante que o solo retenha umidade, mas sem ficar encharcado. Depois, acrescente areia, que traz a porosidade necessária para a drenagem da água, e também é um bom meio para que as plantas desenvolvam as suas raízes. Por último, coloque o substrato para jardinagem, que vai acolher as suas sementes e permitir que elas cresçam.

ATENÇÃO! Um solo muito compactado pode atrapalhar o desenvolvimento de suas sementes. Não “comprima” o solo!

Profundidade correta. Sementes muito enterradas não vão ter força para empurrar a terra. 

LEMBRE-SE! Dê espaço para que elas consigam se desenvolver! O ideal é que as sementes fiquem enterradas a no máximo 0,5cm da superfície.

Espaçamento entre as sementes. Para cenoura, cebola, rúcula e beterraba plante com cerca de 10cm de distância entre uma cova e outra. Já alface, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser plantadas com 30cm de distância entre cada. Para tomate, pimentão, berinjela, abóbora, pimenta e pepino o distanciamento precisa ser maior, com cerca de 50cm entre cada buraco.

Número de sementes. Algumas dicas:
Para abóbora, pimentão, manjericão, alface, tomate, cenoura, beterraba e pepino utilize três sementes por cova. Para plantas como salsa, coentro, cebolinha e rúcula, você pode usar oito sementes se quiser colher em maços. 

Mudanças de clima. A mudança drástica de temperatura nos primeiros dias após a semeadura pode atrapalhar o processo de germinação. Em geral, temperaturas entre 15º e 25º são boas para a maior parte das sementes de hortaliças se desenvolverem. Para evitar este problema, adicione na sementeira uma camada de palha seca de arroz, capim-sapé ou qualquer material que não fermente com facilidade!

ATENÇÃO! A cobertura deve ser retirada logo que as primeiras sementes começarem a emergir.

Rega. O indicado é irrigar a terra de uma a duas vezes por dia com um borrifador, mantendo o solo sempre úmido mas nunca encharcado. Dê preferência aos horários de começo e final de dia, quando o sol é mais fraco, assim você evita a queima das folhas que irão surgir. 

Acelerando a germinação. Uma dica válida para quem está pensando em cultivar repolhos, coentro e quiabo e quer uma germinação mais rápida é colocar as sementes na água de um dia para o outro, em local iluminado (não precisa ter luz solar direta). Você pode fazer isto dentro de um vidro, como os de potinhos de geleia, por exemplo.

Siga estes passos e veja sua horta crescer linda e saudável. Você tem alguma DICA que queria compartilhar? Envie para a gente!

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.