CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventos

Circuito Regional de Turismo Rural terá nova edição em Uberaba

Folia de Reis

A sétima edição do Circuito Regional de Turismo Rural, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já está em fase de planejamento. As instituições envolvidas se reuniram neste mês para discutir a programação do evento, que deve acontecer em junho de 2024. A ideia é divulgar e valorizar o turismo rural do município e região.

O circuito é uma realização da Prefeitura de Uberaba, Emater-MG, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Centro de Informações Turísticas, Centro de Qualificação e Comercialização de Produtos e Turismo Rural (Citur) e Geoparque Uberaba. Neste ano, o local escolhido para o evento foi o Campo Experimental Getúlio Vargas da Epamig.

Banner do Circuito Regional de Turismo Rural

O evento tem a proposta de promover o turismo do município, valorizando o patrimônio natural e histórico local como fazendas centenárias. A programação conta com diversas atrações, dentre elas barracas com produtos típicos da agricultura familiar e um delicioso café da manhã. Para a próxima edição, a programação reunirá atividades, orientações técnicas e palestras voltadas para o desenvolvimento sustentável do turismo rural. Mais uma vez, um dos destaques será a Feira da Agricultura Familiar, organizada pela regional da Emater. No espaço, agricultores assistidos pela empresa irão divulgar e comercializar seus produtos. Já os consumidores, terão acesso ao que há de melhor na agricultura familiar da região.

Para este ano, a expectativa é que o circuito seja um sucesso, uma oportunidade para o público se conectar com o meio ambiente, incentivando a sustentabilidade ambiental, destacando as potencialidades locais, as tradições, como também valorizando os produtores rurais.

Café da manhã do Circuito Regional de Turismo Rural

Na edição do ano passado, o Circuito Regional de Turismo Rural de Uberaba contou com cerca de mil participantes. A programação teve cavalgada, Folia de Reis, apresentação da Orquestra Municipal de Uberaba e shows com artistas regionais. A Feira da Agricultura Familiar reuniu diversos produtores, que comercializaram peças de artesanato, quitandas, doces, carnes e cachaça.

Além de ter virado uma tradição em Uberaba, o circuito também contemplou, nos anos de 2022 e 2023, outros municípios limítrofes, incluindo Veríssimo, Conceição das Alagoas e Campo Florido, ampliando seu impacto positivo em diversas comunidades.

Leia também: