CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Brinde com a Leopoldina

Com notas de frutas frescas, a Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc da Cervejaria Leopoldina(https://brewineleopoldina.com.br/pt/) foi eleita a melhor bebida no 12º Concurso Brasileiro de Cervejas. O evento realizado nos pavilhões da Vila Germânica, mesmo palco da Oktoberfest, em Blumenau (SC), teve 4.147 amostras avaliadas por jurados de 21 países em 2024.

A campeã

O segundo lugar ficou com a Catharina Sour com Mirtilo e Maracujá, da cervejaria Cherokee, de Jaraguá do Sul (SC). O pódio ainda teve a Golden Mist Witbier, do Paraná, Blauer Berg London History, bebida também catarinense, e a Alpendorf Barley Wine Reserva Amburana, de Nova Friburgo, RJ.

A cerveja Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc, feita com a uva sauvignon blanc, da vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves (RS), possui 8% de teor alcoólico e notas de frutas frescas, alecrim, goiaba e maracujá na composição.

Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc nas vinhas
Uvas Sauvignon Blanc
Uvas Sauvignon Blanc

Busca explorar, dentro de dois mundos distintos, o da cerveja e do vinho, a complexidade aromática da uva Sauvignon Blanc aliada com a potência aromática do estilo Saison. Elaborada cuidadosamente com a variedade Sauvignon Blanc, durante o período de vindima, esta cerveja está ligada ao terroir do Vale dos Vinhedos, apresenta uma coloração amarelo-palha, levemente turva. Elegante e seca, com notas de frutas frescas e alecrim, as notas de goiaba e maracujá se destacam. De acordo com Rodrigo Veronese, mestre cervejeiro da Cervejaria Leopoldina, a bebida é recomendada para acompanhar massas com molhos leves e aromáticos e frutos do mar, além de carnes brancas.

As cervejarias

A primeira colocada foi a Sabores do Malte, do Paraná, que recebeu, ao todo, sete medalhas de ouro, oito de prata e seis de bronze. Na sequência, aparecem Leopoldina, cervejaria gaúcha, a Big Jack Cervejaria, de Santa Catarina, Alem Bier, também do Rio Grande do Sul, e a Opa Bier, localizada em Joinville (SC).

Brinde com a cerveja Leopoldina

Ranking de cervejas

1º – Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc – Leopoldina (RS)
2º – Catharina Sour com Mirtilo e Maracujá – Cherokee (SC)
3º – Golden Mist Witbier – Golden Mist (PR)
4º – Blauer Berg London History – Blauer Berg (SC)
5º – Alpendorf Barley Wine Reserva Amburana – Alpendorf (RJ)

Ranking de cervejarias

1º – Sabores do Malte (PR)
2º – Leopoldina (RS)
3º – Big Jack Cervejaria (SC)
4º – Alem Bier (RS)
5º – Opa Bier (SC)

Leia também: