Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

Raças

BlogRaça RuraltecTV – Bovinocultura – Raça Simental

Touro Simental
A escolha da raça para criação de gado é uma das principais na tomada de decisão do produtor rural. O primeiro passo ao se pensar em adquirir animais é identificar se eles possuem boa adaptabilidade, habilidade materna e vigor.

Vamos falar um pouco da Simental?
 
A Simental é a segunda raça com maior número de cabeças no mundo, ficando atrás apenas da Holandesa.

A origem da raça é a região montanhosa da Suíça, no vale do rio Simen (de onde é derivado o seu nomeio Simen). Os primeiros animais da raça Simental chegaram ao Brasil em 1904, importados pela Secretaria de Estado da Agricultura de São Paulo, com o objetivo de intensificar o fomento à Pecuária. Porém, a partir dos anos 70, houve a intensificação da importação para diversos países europeus e para o Brasil, propagando assim, diversas linhagens. Seus animais apresentam ótimas qualidades tanto para a pecuária de corte quanto a de leite, sendo a raça de origem europeia mais conhecida por sua dupla aptidão.
 
A raça é muito utilizada para cruzamentos com raças zebuínas. Entre os cruzamentos mais comuns, está o Simental com Nelore.

Características
 
A cor da pelagem varia de ouro a vermelho com branco, e pode ser uniformemente distribuída ou claramente definida em manchas em um fundo branco. A cabeça é branca e muitas vezes aparece uma faixa branca sobre os ombros. A maioria tem pigmento ao redor dos olhos, ajudando a reduzir os problemas oculares que ocorrem na luz solar intensa.
Pode ter chifre ou não. Eles têm um grande quadro com boa musculatura, com vacas de aproximadamente 135-150 cm de altura e os touros a 150-160 cm. Seu peso pode variar com sua função (carne ou leite), mas as vacas podem pesar cerca de 700-900 Kg e touros 1300 Kg.
Gerações de criação seletiva, com o objetivo de maximizar a produção de leite e carne bovina a um custo mínimo, criaram um animal balanceado, altamente adaptável, musculoso, fino e bem conformado. A docilidade e os bons traços maternais são outras características da raça. Podemos destacar nessa maravilhosa raça:
 
– Longevidade;
– Precocidade produtiva;
– Precocidade reprodutiva;
– Alta fertilidade a longo prazo;
– Facilidade de parto;
– Excelente habilidade materna;
– Intervalos curtos entre o parto;
– Boa capacidade de pastoreio;
– Taxas de crescimento significativas;
– Leite com maior teor de sólidos totais;
– Dependendo do manejo e alimentação, é possível produzir 20 litros de leite por dia/animal;
– Carne de qualidade com bom índice de gordura e marmorizada;
– É uma raça fácil de se lidar;
– Uniformidade no tipo e cor;
– Ótimo para melhoramento genético e para produção.

Cuidados necessários

O produtor deve estar ciente das necessidades de alimentação de acordo com a cada fase do gado.

– Evitar o estresse e garantir o bem-estar animal resulta em bons resultados produtivos e econômicos.
– Lembre-se: touros que atuam na reprodução são responsáveis pela qualidade dos próximos bovinos.
– É interessante, no caso dos reprodutores, o uso de aditivos na nutrição, reforçando o organismo e garantindo o desenvolvimento dos bezerros que serão gerados.
– A melhor época para a estação de monta é a “das águas”. Nesse período, há pasto abundante. Além disso, permite que os bezerros nasçam em períodos de seca, que é a melhor época para recém-nascidos. Além de nesta época haver uma baixa incidência de doenças transmitidas por parasitas, o leite garantirá a alimentação até que o pasto esteja renovado.
Mais informações sobre a raça, você pode encontrar entrando em contato com a Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental (ABCRSS).
 
Fique ligado nas nossas dicas. Apresentaremos, sempre aqui no blog, diferentes raças e características, para que você possa fazer a melhor escolha de acordo com suas possibilidades e necessidades.

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.