CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaCriaçãoDicasGestão, Mercado e EconomiaTurismo e Lazer

Aumente a rentabilidade do seu negócio rural

Vista aérea de uma propriedade rural planejada

O produtor rural luta diariamente para tentar fechar no azul as contas de seu sítio ou sua pequena fazenda. Vamos conversar a respeito?

“Como tornar meu negócio mais rentável?” É a pergunta que não quer calar.

Realmente, é uma tarefa que necessita de atenção em vários setores e aspectos relacionados a equipamentos, extensão da propriedade, solo, culturas…

Então, vamos apresentar algumas iniciativas que podem ser o início desta mudança tão desejada.

Diversificando cultivos/criações

Diversificar ao máximo cultivo/criação é uma solução que possibilitará rentabilidade o ano inteiro. Procure culturas que produzam em épocas diferentes do ano. Pense na possibilidade de criar galinhas, peixes e porcos. São animais fáceis de cuidar, com baixo custo e ótimo retorno.

Galinhas ciscando no piquete

Ao ter sua produção diversificada, procure os feirantes e comerciantes locais e firme parcerias. Assim, você poderá vender produtos o ano inteiro e terá um fluxo de caixa bem melhor, possibilitando planejamento e maiores rendimentos.

Ampliando as possibilidades

Você é criador de peixes? Já pensou em ter um ou mais lagos/tanques disponíveis para montar um pesque-pague? Tem um espaço grande e bonito, bem cuidado mas que não tem serventia? Que tal alugar este espaço para eventos (festas, casamentos, eventos corporativos etc.)? Com um pouco de criatividade e iniciativa, você poderá gerar diversas fontes de renda! Não se esqueça de que será necessário ter atenção com a divulgação destes novos negócios. A propaganda é fundamental!

Pesque pague

Se beneficiando da própria natureza, sem agredi-la

Administrar um negócio preocupado com a natureza, comprometido com a sustentabilidade é um perfil que agrada aos consumidores! Esta é uma questão que deve estar na primeira frase do seu plano de negócio!

Ser sustentável representa usufruir de forma racional e equilibrada dos recursos naturais que a propriedade e produções lhe oferecem.

A captação da água da chuva, por exemplo… Esta água pode servir para regar suas plantações, ser usada em banheiros, lavar equipamentos, irrigar os jardins e várias outras utilizações.

A abertura de poços é outra ação bem interessante. Com este recurso você poderá ter, inclusive, água potável!

São tantas possibilidades… Por que não alimentar os animais com o que você planta? Em muitos casos, você pode usar o que descarta do que será comercializado para este fim.

Falando em reaproveitar descartes, existem receitas de adubos orgânicos que podem ser muito valiosos para a fertilização de suas culturas. E já que estamos falando em adubo, já pensou em usar o esterco dos animais que cria na adubação? Não?

E por falar em receitas, há diversos pratos que são preparados com partes dos vegetais que costumeiramente são descartadas. Isto pode ser um diferencial no restaurante rústico que você pode abrir em sua propriedade! Que tal a ideia?

Quitutes rurais na beira do lago

Se todas estas opções não passaram pela sua cabeça, você está perdendo tempo e dinheiro. Mais do que isso, você está jogando dinheiro fora!

Além do que se planta/cria

Já ouviu falar em agregar valor aos seus produtos? Ao seu negócio? Você, fruticultor que vende apenas suas frutas. Por que não vender doce destas frutas? Cristalizadas, caramelizadas, em forma de geleias ou compotas… Já imaginou a quantidade de produtos que podem ser produzidos a partir das suas frutas?

Ou você, produtor de leite! Que tal produzir doce de leite, ambrosia, tantos outros doces que o leite pode se transformar! E a variedade de queijos que voce pode produzir com esse leite!

Geleias
Pousada rural

Já falamos sobre isso, mas, mais uma vez, é preciso comentar: montar um restaurante utilizando tudo que seu próprio sítio produz! Quem sabe, criar uma loja na frente de sua propriedade com estes produtos? E uma pousada rural?

Dê uma volta pela sua propriedade. Atentamente! Não é um passeio! É uma avaliação!

Tente vislumbrar o que pode ser produzido em cada espaço. Pense se você conhece uma boa cozinheira que possa lhe ajudar com a fabricação de doces ou como chef na sua cozinha do restaurante… Veja se há alguém para criar uma parceria para montar uma queijaria. Faça uma busca nos arredores do seu negócio e veja o que está sendo feito.

Planeje e otimize seu espaço. Esteja atento às oportunidades! Sua criatividade é o seu limite! Então, seja curioso, estudioso e empreendedor.

Vamos tornar o seu sítio mais rentável logo? Se você tem alguma experiência que queira compartilhar, entre em contato com a gente ([email protected]).

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *