CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestas

AgroBrasília inicia no próximo dia 21

Chamada para a AgroBrasília 2024

A AgroBrasília tornou-se um evento chave para o produtor rural de todo o Planalto Central. A feira promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) é uma oportunidade única para realizar negócios e ter acesso às inovações tecnológicas do agronegócio. Em 2024, o evento completa 15 anos de existência e o tema escolhido para nortear esta edição foi o Agro do Futuro a Gente Cultiva Hoje.

O evento já se tornou uma das principais feiras de agronegócio do país e, todo ano, procura-se trazer uma coisa nova, diferente, ver as novidades dos expositores. Nessa edição, o visitante contará com uma área experimental com o Grupo Associado de Agricultura Sustentável – GAAS, que traz mais sustentabilidade, uma agricultura regenerativa, além do pavilhão de inovação, com muitas tecnologias, startups da área, dentre outras atrações.

Vista aérea da AgroBrasília
Vista aérea da AgroBrasília

Ano a ano, a AgroBrasília tem se superado. Palestras, workshops, automóveis, insumos, sementes, máquinas, pecuária, ILPF, artesanato, tecnologia, enfim, não importa o segmento, a feira tem promovido a tecnologia e a sustentabilidade para o produtor rural no Planalto Central. Na sua última edição, todas as expectativas foram superadas. Ao todo, compareceram 562 expositores e 175 mil visitantes, o que proporcionou a geração de R$ 4 bilhões e 800 milhões em negócios.

Essa edição especial de 15 anos será realizada no período de 21 a 25 de maio, das 8:30 às 17:00, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251, Km 5, PAD-DF.

A região do Planalto Central é composta pelos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais e o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci está estrategicamente localizado entre importantes municípios, cujos PIB agropecuários estão entre os cinquenta maiores do Brasil, como Unaí (MG), Paracatu (MG), Brasília (DF) e Cristalina (GO) que, somados, resultam em mais de R$ 1,5 bilhão.

Banner da AgroBrasília
Banner da AgroBrasília

A região possui mais de 1 milhão de hectares cultivados com alta tecnologia. Dessa área, 240 mil hectares são irrigados, sendo a maior concentração de área irrigada da América Latina. Hoje, 25% do PIB brasileiro vem do agronegócio (que engloba agropecuária, agroindústria, insumos, distribuição e outros serviços). De acordo com estatísticas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em colaboração com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a população ocupada no agronegócio brasileiro soma 28,5 milhões de pessoas no 3º trimestre de 2023.

Leia também: