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Entender mais sobre os custos e as composições de preços fazem a diferença para o sucesso
 
A preocupação com custos é um fator importante para qualquer negócio. Cada atividade possui especificidades referentes à sua natureza, ao seu contexto, e isso interfere no valor final.

Entender mais sobre os custos e as composições de preços vão fazer a diferença e acarretar em uma boa ou má gestão.
 
Controle dos custos. ATENÇÃO! Controle de custos é uma atividade que requer investimento. Não é barato. Dependendo do tamanho do empreendimento, o custo detalhado de cada etapa da cadeia produtiva pode não valer a pena. É melhor focar nos custos da atividade como um todo. Quanto menor ou mais restrita for a produção, menor a necessidade de ter o detalhamento por cada etapa.

Identifique o que é mais representativo! Inicie o detalhamento por estes itens. Não se apegue a coisas pequenas, pois fica caro e o benefício gerado pode não pagar o custo do monitoramento. Fazendas com pouca mão de obra, podem dedicar o tempo do funcionário para atividades produtivas, que geram receita, ao invés de burocratizar o sistema.
 

Equilibrando um bom manejo do custo e a produção. Primeiro, verifique se o custo/benefício do controle que está sendo realizado vale a pena. Outro fator é: o controle está gerando indicadores úteis? Dedicar tempo à coleta de dados é uma atividade muito cara! Às vezes, é melhor que o funcionário esteja realizando uma atividade mais lucrativa. LEMBRE-SE:  o controle de custos deve começar com os itens prioritários!!! Só deve ser ampliado, se gerar benefício suficiente para compensar o custo do controle.

A questão dos dados. Vale a pena repetir. Dados só servem se forem coletados de forma rigorosa e assertiva. E se forem analisados corretamente e colocados em prática de forma eficaz!

Lembre-se do passado para enfrentar as crises futuras. Por exemplo: o câmbio afeta a sua atividade? No caso da agricultura, ele afeta os insumos. Em produtos exportáveis, como a soja, há um impacto na receita também. Na pecuária, há um impacto médio pelas exportações e um impacto grande pela demanda interna.
 

Em outras situações, observe qual foi o impacto gerado por outras crises no seu empreendimento. Estes efeitos podem trazer oportunidades também. Esta postura tem relação com vigiar e gerenciar o mercado e não está relacionado com o controle de custos.

Prioridades. Vamos falar de novo. Não desperdice tempo em custos pouco representativos. Por exemplo: uma economia de 5% em um item que representa 50% da receita, vai gerar um aumento de 2,5% no lucro.  Enquanto uma economia de 10% em um item que representa 5% da receita, gera um aumento no lucro de apenas 0,5%.

Avalie o mercado. 60 a 70% dos custos mais representativos no agro estão “fora da porteira”. Portanto, a gestão de mercado é tão importante quanto a gestão da produção. A maior parte destes itens são custos variáveis e estão ligados às oscilações do mercado, o que leva a estratégia de mercado a trazer grande impacto no lucro do produtor. A oportunidade verdadeira está em saber trabalhar as oscilações do mercado.

A preocupação com o controle de custos tem crescido. A maior parte destes custos são variáveis e, portanto, relacionados ao mercado. Portanto, a gestão que impacta no lucro de fato, é o acompanhamento do mercado.

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