Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Colhetadeira em operação em lavoura de milho

Está na hora de colocar as máquinas no campo? Atenção: Faça uma revisão preventiva das colheitadeiras. Só este cuidado pode evitar muitos prejuízos 

Com aumento de quase 4% em relação ao período anterior, 75,91 milhões de toneladas de milho segunda safra é a previsão para a colheita de 2019/2020, de acordo com último levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Depois de tantos cuidados desde a escolha das sementes e da semeadura da safra, como evitar novas perdas no momento da colheita? Planejamento das operações! 

1. O maquinário precisa estar com manutenções em dia. A revisão preventiva nas colheitadeiras é de muito importância. O maquinário bem regulado pode evitar transtornos, principalmente nas partes de rolamento, que são mais sensíveis. Isso também vale para as plataformas de milho e recolhedores.
2. Velocidade na colheita. A velocidade deve ser compatível ao tamanho da colheitadeira e da plataforma. Observar a velocidade de deslocamento versus a velocidade de rotação no canal embocador, que vai gerar inércia dos rolos captadores dos recolhedores, é importante.
3. Altura de corte. Uma altura inadequada pode danificar os bicos da plataforma, quebras e prejuízos.

Colheita mecanizada do milho

Dica extra: o grande segredo da colheita do milho é conseguir eliminar a quantidade de palha que entra na máquina e sobrecarrega rotor e peneiras, aumentando a perda de grãos e consumindo mais energia da colheitadeira.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *