CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Ciência e TecnologiaCriaçãoDicasGestão, Mercado e Economia

Você sabe reconhecer o cio da égua?

Égua com potro ao pé

Perder o período de cio de uma égua significa perder um ano inteiro de planejamento, afetando significativamente o objetivo financeiro de seu empreendimento

Os criadores têm que prestar muita atenção a este período, pois ele só acontece uma vez ao ano.

Os equinos são animais poliéstricos estacionais (têm vários cios durante uma período específico do ano) e, neste período, a égua possui repetição de cio, até que ela seja fecundada.

Portanto, no Brasil, a estação de monta, período em que as éguas manifestam comportamento sexual, acontece entre a primavera e o verão.

Levando em conta que a gestação de uma água dura entre 330 e 350 dias, cerca de 11 meses, os criadores têm que estar atentos para não perder um ano reprodutivo do animal.

Principalmente entre os meses de agosto e fevereiro, a égua passa por repetidos cios (ciclo estral), que a prepara para a concepção. Estes cios ocorrem nesta época pois a maior incidência de luminosidade estimula a glândula pineal a produzir melatonina, hormônio que regula os ritmos do corpo, como sono, relógio biológico. Por isso, no inverno, devida a baixa incidência de luz, a atividade hormonal da égua fica reduzida, período conhecido como anestro sazonal.

Égua com potro ao pé no piquete

Sua égua está ovulando? Como saber?

Normalmente, as éguas ovulam entre 24 e 48 horas antes do final do estro. Neste momento, o trato genital do animal se prepara para receber os espermatozóides e acontece a ovulação.

Esse período dura em média sete dias, podendo variar entre dois e 12 dias. Perceba que esta variação é muito grande, logo é importante observar como foi a estação de monta anterior da fêmea, visto que as condições passadas tendem a se repetir. Anote tudo  que acontece neste período, pois isto será de suma importância para o processo ano após ano.

Algumas dicas de características que demonstram que a fêmea está no período do estro:

  • olhos brilhantes,
  • rabo levantado,
  • através de muitos relinchos, a fêmea busca atrair a atenção do macho,
  • urina em demasia,
  • movimentos contínuos e bem perceptíveis do clitóris e
  • vulva inchada.

Espero que tenhamos contribuído para que você não perca o período fértil e reprodutivo de suas éguas, colocando em risco a rentabilidade do seu negócio. Tem mais alguma dica? Manda para a gente ([email protected]). Compartilhe suas experiências e contribua com aqueles que têm mais dificuldade em encontrar soluções para os seus problemas na lida no campo.

Leia também: