MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Pílulas do Agro RuraltecTV - 12-01-2021
Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias do dia do agronegócio nacional e internacional

Agricultores do RS colhem abóboras gigantes de até 98 kg – O agricultor Eloy Calegari, de Ibirapuitã (RS), ganhou sementes de abóbora gigante de um amigo e resolveu plantá-las no meio da lavoura de milho. De acordo com relato do filho do produtor, Eder Calegari, como o cultivo do amigo da família não tinha vingado, eles não tinham grandes expectativas. Ele não adubou, não irrigou, nem visitou periodicamente. Estava no meio da lavoura de milho, dificultando o acesso. Quando foi ver, estavam enormes. O sucesso chamou a atenção dos moradores do município localizado no norte gaúcho, principalmente entre as crianças. as abóboras gigantes serão usadas para fazer chimia, doce bastante comum na região Sul, e na alimentação dos animais da propriedade.
Pequenas propriedades rurais familiares não poderão ser penhoradas para pagamento de dívidas – Decisão do STF ocorreu em dezembro de 2020 e é aplicável aos demais processos em tramitação com relação ao mesmo tema. pequenos imóveis rurais, explorados pela família, não podem ser penhorados para pagamento de dívidas resultantes da atividade produtiva. A tese fixada pelo STF em regime de repercussão geral, isto é, aplicável aos demais processos em tramitação com relação ao mesmo tema, foi a seguinte: “É impenhorável a pequena propriedade rural familiar constituída de mais de um terreno, desde que contínuos e com área total inferior a 04 módulos fiscais do município de localização”.
Emater-MG orienta cafeicultores para enfrentarem quebra na produção em 2021 – O ano de 2021 começou em clima de tensão para a cafeicultura brasileira. A redução na safra deve ser muito pior do que em outros anos de bienalidade negativa. Na cultura do café, especialmente o da espécie arábica, é normal uma colheita maior em um ano, seguida de outra menos produtiva, pela própria característica da planta. Mas as condições climáticas adversas, com muito calor e falta de chuvas na época da florada, em outubro passado, já acendiam o alerta de que desta vez as perdas seriam maiores. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é de quebra de 43% na safra de café no Estado, que detém cerca de metade da produção nacional. Para amenizar a situação dos cafeicultores, o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) aumentou, em novembro de 2020, de R$ 10 milhões para R$ 160 milhões os recursos disponíveis para recuperação de lavouras afetadas por seca e chuvas de granizo, que atingiram algumas regiões, em 2020.
Brasil avalia importar gado em pé do Paraguai para conter escassez de animais – O Ministério da Agricultura está analisando a possibilidade de importação de gado em pé do Paraguai por frigoríficos brasileiros. A demanda veio do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicade-MS), que representa 20 plantas e tem buscado preencher escalas de abate em meio à oferta apertada de gado terminado. As unidades do Estado têm operado com ociosidade de mais de metade da capacidade produtiva por causa da escassez de matéria-prima.