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Gestora anotando dados na lavoura

Quando bem executada, a administração rural organiza as finanças e melhora a organização dos processos, gerando rentabilidade

Qual o custo de manter sua propriedade?

Ih, deu branco? Não sabe? Se esse é o seu caso, é preciso mudar essa situação imediatamente.

As notas daquilo que você compra vão para o fundo da gaveta? O dinheiro da empresa e o pessoal se misturam? Você não sabe o quanto retira por mês? Todos os valores das vendas estão na sua cabeça? E os prazos também? Cada vez que precisa de informações do estoque, você vai lá e conta tudo de novo?

“Mas o negócio está indo bem…” “Estou ganhando dinheiro assim mesmo!”

A pergunta que vem a seguir é: por quanto tempo?

Tudo, TUDO em um negócio precisa ser conhecido, controlado e contabilizado para ao fim do período, saber se o negócio realmente está dando lucro.

Fluxo de caixa. Manter todas as informações a respeito do fluxo de caixa muito bem organizadas te ajuda em diversos aspectos. Entre elas:

  1. Saber se o lucro alcançado será suficiente para o pagamento de salários, para novos investimentos como aquisição de animais e maquinários, para compra de suprimentos, ração e aditivos…
  2. Controle de custos. Tudo o que sai da conta do negócio tem que estar anotado! Contabilizado! Detalhes como aquisição de vacinas, consultas de veterinários, contas de luz, água, combustível, uma bota para um funcionário, o conserto de uma bomba d’água…

Estas informações lhe ajudarão na análise de como está a saúde financeira do seu negócio.

Caso a situação do negócio esteja “no vermelho”, identifique o que é possível cortar de gastos não-essenciais e também quais as contas prioritárias para pagamento.

Administrador rural calculando custos

Dica sobre que contas pagar primeiro: dê preferência às que têm juros mais altos.

Outra coisa que você deve ter sempre em mente: emergências acontecem! E faça uma reserva! Uma cirurgia de emergência no veterinário, o conserto de um trator, uma conta esquecida com juros altos… Tudo isso pode inviabilizar o seu negócio da noite para o dia!

Dica para acumular uma reserva: separe 10% do lucro do mês.

A danada da mão de obra. A contratação e gerenciamento de profissionais que irão atuar na propriedade é uma das maiores preocupações de um produtor.

  1. Tenha todos os processos bem estabelecidos. Cumpra todos os acordos estipulados em contrato.
  2. Mantenha todas as informações sobre folha de pagamento, férias, bonificações e premiações no fluxo de caixa. Anote tudo na contabilidade.

A mão de obra, seja no campo ou em qualquer lugar, é problema a ser enfrentado. Mas há ferramentas que podem te ajudar:

Se você mantém funcionários via CLT, basta arcar com todas as responsabilidades legais decorrentes desta escolha. Isto evitará problemas futuros. Horas extras, férias, 13º, insalubridade… Leve tudo isto em consideração e seja fiel a estes procedimentos.

Outra opção é o contrato de prestação de serviços de mão de obra rural. Da mesma forma, cumpra o que for estabelecido em contrato! Só assim você estará resguardado futuramente.

Vincular a produção ao rendimento dos trabalhadores é uma alternativa. Por exemplo: se houver aumento na produção da sua propriedade, os funcionários podem receber premiações, bonificações…. Essa atitude Também aumenta a motivação e o engajamento da equipe.

Equipe motivada. Fundamental para que os problemas sejam minimizados na sua propriedade.

Equipe em dia de campo para capacitação

Assim como é preciso anotar todas as informações financeiras do seu negócio, é preciso estabelecer e informar todas as rotinas e responsabilidades de cada um da equipe. Descrição das rotinas, programas de treinamento, definição de horários para cada ação do manejo… Tudo deve estar claro e escrito para todos os integrantes. Definir esses padrões e procedimentos elimina falhas, já que todos saberão o roteiro a ser seguido.

Sempre que possível, leve alguns membros da equipe a eventos de agronegócio que acontecem na sua cidade, em outras regiões e até em outros estados. Faça um rodízio e permita que todos participem. Escolha de acordo com as funções de cada um. Isto tornará os profissionais cada vez mais motivados, eles ampliarão os conhecimentos e terão uma quebra na rotina aprendendo e vendo novidades.

Estabeleça e comunique as metas de cada setor e de cada funcionário, se possível. E a cada meta alcançada, comemore.

Impostos e taxas. A emissão de nota fiscal por si só já gera pagamento de imposto. Além de outros, que dependendo do regime que sua propriedade como empresa se enquadra, precisam ser emitidos e pagos.

Não deixe acumular dívidas neste quesito. Isto pode ocasionar sérios riscos ao seu negócio.

Profissionais especializados. Contadores, zootecnistas, médicos veterinários, consultores agropecuários… Todas essas profissões são mais que aliadas na administração rural.

Zootecnista avaliando o desempenho de vacas leiteiras

Demandas básicas do seu negócio. O que é necessário para manter a produtividade em dia? Estruturas novas? Utilização de novas tecnologias? Novos equipamentos melhores e maiores? Meios de transporte maiores e mais eficientes? Melhores rações? Enfim, tenha conhecimento de tudo o que é preciso para sua produção não parar e para ter melhores resultados.

Sucessão familiar. Um ponto sempre preocupante. Em primeiríssimo lugar, caso a propriedade seja familiar, a sucessão deve ser discutida quando todos os envolvidos ainda estão vivos e com boa saúde. Pensar de forma preventiva é importante.

O que deverá ser seguido? Quem irá tocar o negócio? Quem terá direito? Quanto mais bem planejado, menos impacto a propriedade irá sofrer e também os envolvidos no processo já que passar pelo luto de perder uma pessoa querida não é fácil.

E aí? Você já utiliza algumas destas dicas na sua propriedade? Quais processos você executa na administração do seu negócio?

Esperamos ter ajudado e que seu negócio
prospere sem problemas. Mande suas experiências
de administração rural para a gente.

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