Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultor com laptop nas mãos acessando a RuraltecTV

Novas tecnologias. Sistemas inovadores. Implantação de processos de produção. Gestão de mão de obra. Garantia de bem estar animal. Tudo… Tudo isso tem por objetivo aumentar a produtividade e, mais do que isso, aumentar rentabilidade e lucro

Os produtores rurais têm que buscar novas opções incrementar seus ganhos.

E a RuraltecTv pode lhe ajudar, dando algumas dicas sobre ações que devem estar em foco no dia a dia do seu negócio… Vamos a elas? 

Compra de fertilizantes. Já ouviu falar em ‘barter’? Basicamente é uma estratégia comercial em que o produtor compra seus insumos sem o pagamento no ato da compra. Ele negocia com os fornecedores garantindo como moeda de pagamento os próprios produtos por ele cultivado. Pesquise com seus fornecedores e converse sobre esta possibilidade. Uma das várias vantagens deste processo é eliminar a necessidade de levantar fundos em instituições financeiras com custos financeiros bem mais caros. 

Olhe para o céu… E para a previsão do tempo! Variações climáticas influenciam diretamente nos preços da produção. Boletins técnicos e periódicos a respeito dos fatores climáticos podem salvar o seu negócio. Então, acredite na sua experiência. No joelho que dói quando o tempo vai mudar. No galo que canta mais cedo se for chover. Mas tenha fé na ciência também! Acompanhe as previsões climáticas para a sua região em sites de empresas e organizações especializadas. Se houver possibilidade, pense em investir numa estação meteorológica compacta para sua propriedade. 

Lei da oferta e da procura. Uma das leis fundamentais do mercado. O que e quando plantar. Estar atento a tendências, sazonalidades e comportamento humano podem identificar o que vai lhe trazer mais ou menos rentabilidade. Só se produz o que se pode ofertar! Não se esqueça.

Lucro - Mão segurando um saco de dinheiro com a lavoura ao fundo

O ato da venda. Existem fatores que influenciam para uma melhor negociação. Tem uma história (rápida, eu juro!) em que o filho ganha um carro de herança de seu pai. Um cacareco, todo arrebentado, mais velho até que seu próprio pai. O pai manda ele pesquisar o preço que pagariam numa loja de veículos. O filho volta com o valor de 1 mil reais. Então o pai o manda para um ferro velho e o rapaz volta com a proposta: 150 reais. Por fim o pai o manda numa feira de carros antigos e o garoto volta de lá com o carro já vendido: 150 mil reais. Era uma raridade. Modelo único. Percebe a questão de VALOR? Lembre-se sempre. Onde, como e a quem vender são questões que fazem diferença no valor do seu produto. 

Já falamos de valor… Vamos falar de preços? Tenha conhecimento completo de TODAS as variáveis que influenciam no cálculo dos preços de seus produtos. Não se esqueça de nada. Formule um preço adequado aos seus interesses, mas que não torne impraticável a sua venda. Lembre-se sempre de levar em conta qual o seu público… E qual a capacidade de comprar que ele tem. 

Percentual de risco. A atividade rural é ingrata. Qualquer chuva inesperada põe todo o negócio a perder. Seguros são uma opção. Mas há formas mais baratas de se defender. Por exemplo, a diversificação de produção. Outra opção é o cooperativismo. Trabalhar em parceria com produtores locais de produtos correlatos ao seu negócio pode trazer grandes vantagens. E, por fim, tenha todos os dados bem claros. Informação é uma ferramenta que pode decidir o seu futuro. 

Estas são algumas dicas que podem fazer diferença na sua administração. Então, boa sorte. E cabeça no lugar! 

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *