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Loja de produtos agropecuários – Como melhorar a experiência do consumidor e fortalecer sua marca?

Loja Agropecuária
Como investir, fortalecer sua marca e atrair clientes para sua loja de produtos agropecuários
 
O mundo vai mudar radicalmente após a pandemia. Estima-se que 50% das lojas físicas irão fechar, dando lugar às lojas digitais.

Então, se você pretende manter sua loja física aberta, é melhor se mexer!
 
Muitos desses estabelecimentos ainda não contam com colaboradores com conhecimento técnico, são locais inadequados e, muitas vezes, os produtos estão mal expostos e mal armazenados.

O que motiva o consumidor a ir na sua loja? O que sua loja oferece de diferente para o produtor? É preciso criar formas de possibilitar o consumidor a aprender, se relacionar e interagir com a empresa, com os fornecedores e com os outros clientes.
 

Já ouviu falar em Centros de Convivência e de Aprendizagem? É isto que sua loja deve se transformar.

Um ambiente que possibilite empresas, distribuidores, cooperativas, entidades do setor e, claro, produtores a se relacionar e que além de oferecer produtos e serviços, proporcione também uma excelente experiência.

Confira algumas dicas para fidelizar seus clientes e atrair novos:

Ambiente. Invista em um local agradável. Que deixe seus clientes confortáveis e tranquilos. Que permita a interação entre clientes e equipe de vendas. De nada adianta uma loja com instalações modernas e recursos tecnológicos se ela não oferecer uma experiência que surpreenda e atenda às necessidades do consumidor.

ATENÇÃO! Tente oferecer mais do que o cliente espera de você. Surpreenda positivamente!
 
Experiências. Use este conceito a todo momento. Ninguém mais sai de casa para comprar! Isso qualquer um pode fazer pela internet. Ele busca mais informações, contato direto com os produtos e serviços, aprofundamento dos benefícios oferecidos… Clicar e esperar o produto em casa é muito atraente! E, na maioria das vezes, o preço desta forma de compra ainda é bem melhor. Por que eu sairia de casa para comprar em sua loja? Pense nisso!

ATENÇÃO! Tente oferecer mais do que o cliente espera de você. Surpreenda positivamente! (Sim, repetimos!)
Parcerias. Você tem fornecedores ávidos a conquistar novos clientes e mercado. Você tem o espaço e a circulação de pessoas. Assim, seus fornecedores podem oferecer oficinas, treinamentos de diversas atividades, transformando seu espaço em um ambiente propício para receber grupos dispostos a discutir, conhecer, se aprofundar e COMPRAR! Além de fidelizar seus clientes, é uma oportunidade de trazer potenciais clientes para a sua loja.

ATENÇÃO! Tente oferecer mais do que o cliente espera de você. Surpreenda positivamente! (Só para você não esquecer…)
 
Equipe. Este é um aspecto que deve ser primordial! Não queira vendedores. Exija CONSULTORES. Eles precisam conhecer aspectos técnicos e práticos dos produtos/serviços à venda. Devem se preocupar em apresentar soluções que atendam exatamente às necessidades dos produtores. Cada cliente tem uma história, uma realidade, um propósito. E o atendimento deve se focar nessas especificidades/individualidades. Comprometa-se a vender exatamente aquilo que cada cliente necessita! Nem mais e NEM MENOS. Forçar a venda de produtos mais caros ou de mais produtos inúteis, vai interferir na próxima vez em que o cliente precisar comprar algo!

ATENÇÃO! Tente oferecer mais do que o cliente espera de você. Surpreenda positivamente! (Sempre!)
 
Equilíbrio na relação com fornecedores e clientes. Este ponto é bem importante. Às vezes, somos pressionados por fornecedores a bater metas e fazer compras desnecessárias. Fuja desta armadilha. Negocie com firmeza. Porque se você empurrar algum produto que o cliente não precise, isto vai lhe custar futuramente! Acredite! Foque no cliente. Não privilegie o fornecedor. Foque em quem mantém a sua loja aberta: o cliente. Seja parceiro do seu fornecedor, mas não deixe ele se tornar mais importante do que o consumidor. As parcerias são fundamentais, mas tem que haver uma relação de ganha-ganha sempre!

ATENÇÃO! Tente oferecer mais do que o cliente espera de você. Surpreenda positivamente! (Mantenha isso em sua mente!)
 
Seguindo estes passos simples, seu negócio poderá ganhar uma longevidade e prosperidade. Do contrário…

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