CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasSem categoria

Inscrições abertas para o Pavilhão da Agricultura Familiar da 46ª Expointer

Expositor da agricultura familiar na Expointer

Agroindústrias familiares gaúchas levarão à Expointer 2023 o que de melhor se produz nos mais diversos pontos do nosso Rio Grande

Está aberto o período para as agroindústrias familiares realizarem as inscrições para a Feira da Agricultura Familiar da 46ª Expointer. O prazo se estende até 12 de junho. Neste ano, a feira ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

As agroindústrias familiares gaúchas levarão o que de melhor se produz nos mais diversos pontos do nosso Rio Grande. 80% dos estabelecimentos rurais no RS pertencem à agricultura familiar e, por meio do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf), que busca ampliar a participação dos produtores nos mercados institucionais, é oferecido suporte técnico para regularização sanitária e ambiental, e também disponibilizado espaços de comercialização, como é o caso das feiras regionais e estaduais como da Expointer.

Os empreendimentos devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS) ou Via Campesina e nos escritórios municipais da EmaterRS-Ascar, conveniada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Visitantes na feira da agricultura familiar da Expointer

Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária. No processo de inscrição, o empreendedor deverá apresentar também o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

Esta será a 25ª edição do Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) na Expointer. No ano passado, o espaço contou com a participação de 337 empreendimentos de 166 municípios, sendo 160 do Rio Grande do Sul, e ganhou destaque pela diversidade de produtos, estandes bem estruturados e grande presença de público. Ao todo, foram comercializados R$ 8.106.105,43 durante os nove dias de evento.

O PAF na Expointer tem como organizadores a SDR, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, a Fetag/RS, a Fetraf/RS, a Emater RS-Ascar e a Via Campesina.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *