Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Vaca girolando

Os primeiros animais inscritos já começaram a chegar ao Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Estão inscritos para o evento 1203 bovinos de seis raças leiteiras e bubalinos

Maior exposição da pecuária leiteira da América Latina, a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite – Megaleite 2023 – 18ª edição, será em Belo Horizonte no Parque da Gameleira, entre os dias 7 e 10 de junho de 2023. A expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, organizadora do evento, é que a Megaleite supere o número de animais participantes, já que voltará a contar com a presença de bubalinos.

A Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo anunciou recentemente que, durante a exposição, realizará torneio leiteiro e julgamento, além de Encontro Anual.

Também são esperadas as participações das principais raças bovinas leiteiras do país, como Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Simental, Simbrasil, Jersey, Jersolando, Guzerá, Guzolando. Em 2022, a feira contou com 1300 animais inscritos e teve um faturamento estimado de R$ 200 milhões.

Vista aérea do Parque de Gameleira, Belo Horizonte, MG
Vista aérea do Parque de Gameleira, Belo Horizonte, MG

A Megaleite 2023 será a primeira organizada pela nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, que a partir de janeiro passou a ser conduzida por Domício Arruda Silva. “O Brasil é referência mundial na seleção bovina leiteira por desenvolver um excelente trabalho de melhoramento genético, o que colocou a Megaleite no calendário de eventos internacionais. A exposição é uma grande vitrine para a pecuária nacional, reunindo milhares de visitantes de diversos países e culminando na realização de inúmeros negócios por parte dos pecuaristas e das empresas participantes”, assegura o presidente da Girolando.

Primeiros animais chegam ao Parque da Gameleira para a Megaleite 2023

Os primeiros animais inscritos já começaram a chegar ao Parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG. Estão inscritos para o evento 1203 bovinos de seis raças leiteiras e bubalinos, que participarão de competições, mostra e leilões. As primeiras vacas a serem recepcionadas no recinto são das raças Girolando e Gir Leiteiro e estão inscritas para o Torneio Leiteiro, competição que premia as fêmeas de maior produção leiteira e de melhor qualidade de leite. No ano passado, a grande campeã alcançou média de 85,227 kg/leite. A recordista de Torneio Leiteiro da Megaleite continua sendo a vaca Indiana Canvas 2R, com 108,430 kg/leite na edição de 2014.

Vacas girolando no parque de exposições

As “competidoras” estão sendo preparadas para iniciarem no dia 4 de junho o Torneio Leiteiro da Megaleite 2023. Elas passarão por 10 ordenhas até o dia 7 de junho. Na raça Girolando concorrem 16 fêmeas.

Sobre a Megaleite 2023

A 18ª edição da Megaleite terá em sua programação competições de bovinos, palestras técnicas, leilões de bovinos, mini fazendinha, Festival do Queijo, lançamentos de tecnologias e de Sumário de Touros, Congresso da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, reunião da Câmara Setorial do Leite da CEPA/SEAPA, 6º Encontro Regional Reunião do Conseleite-Minas, reunião da Comissão Técnica da Pecuária de Leite da FAEMG/SENAR, dentre outros eventos. A programação completa está disponível no site da Megaleite.

A entrada é gratuita e o credenciamento pode ser feito antecipadamente pelo site do evento CLICANDO AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *