CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Agricultura FamiliarCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

EUA está a caminho da vacina para gripe aviária

Ilustração da galinha com o vírus da gripe aviária

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está a “mais ou menos 18 meses” de identificar uma vacina para a atual variante da gripe aviária e está desenvolvendo um processo para distribuí-la, afirmou o secretário da agricultura norte-americano, Tom Vilsack. O departamento descobriu a gripe aviária em oito planteis comerciais e 14 planteis de quintal até agora neste ano, afetando 530.000 aves, segundo dados da agência.

Mais de 81 milhões de aves e pássaros aquáticos dos EUA morreram por causa da gripe aviária em 47 Estados desde janeiro de 2022, segundo o Centro de Prevenção e Controle de Doenças norte-americano. “Estamos provavelmente a mais ou menos 18 meses de conseguir identificar uma vacina que seria efetiva para esta (gripe aviária) particular com a qual estamos lidando agora”, disse Vilsack, em uma audiência no Congresso.

A gripe aviária nos EUA já matou milhões de galinhas e perus
A gripe aviária nos EUA já matou milhões de galinhas e perus

O Departamento planeja discutir a vacinação de aves com parceiros comerciais, em meio a preocupações de que outros países possam restringir importações de aves vacinadas dos EUA, afirmou Vilsack. A Organização Mundial para Saúde dos Animais disse em maio do ano passado que governos deveriam considerar vacinas de gripe aviária para as aves para prevenir que a disseminação do vírus se transformasse em uma pandemia.

Leah Douglas – Jornalista (Reuters)

Leia também: