MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Semana Internacional do Café - SIC

Entre os dias 20 e 22 de novembro de 2024, Belo Horizonte sediará a 12ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor cafeeiro do mundo. Realizado no Expominas, Av. Amazonas, 6200, Gameleira, o encontro discutirá o tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”, reunindo cerca de 20 mil participantes de 40 países e movimentando aproximadamente R$ 60 milhões em negócios.

Reconhecida como uma das maiores feiras globais do segmento, a SIC tem como objetivo conectar todos os elos da cadeia produtiva do café, oferecendo oportunidades de negócios, acesso a mercados e conhecimento. O evento, consolidado ao longo de 11 anos de sucesso, destaca-se por promover a excelência do café brasileiro, tanto no mercado nacional quanto no internacional. A feira de negócios une, na capital mineira, as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor.

A programação oferece conteúdo de ponta para os profissionais do setor, incluindo três dias de palestras, workshops, competições, pesquisas e degustações orientadas, além da presença de 170 marcas expositoras que apresentarão novidades e tendências do mercado. O público poderá acompanhar eventos de destaque, como o concurso Coffee of the Year, que premiará os melhores cafés da safra recente, e o Campeonato Brasileiro de Barista, cujo vencedor representará o Brasil no campeonato mundial em 2025. Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

Área de exposição da SIC

A feira se tornou a principal plataforma de promoção, acesso a mercados e negócios para o café brasileiro. É um ponto de encontro essencial para produtores, compradores, cooperativas, torrefadores, baristas e especialistas do mundo todo, sendo uma oportunidade única para discutir a produção sustentável e de origem controlada, promovendo inovação e parcerias estratégicas.

O evento também se destaca pelo foco em negócios B2B (business to business, termo de vendas que representa negócios realizados por empresas para outras empresas), reunindo profissionais de diversas áreas do setor cafeeiro, desde grandes produtores a empreendedores que buscam abrir suas próprias cafeterias. Além disso, a feira atrai representantes de empresas de diferentes etapas da cadeia produtiva, como seleção, processamento e embalagem de grãos, assim como agrônomos, mestres de torra e baristas.

Os cafeicultores mineiros, com sua dedicação, colocam Minas Gerais como o maior produtor de café do Brasil e a SIC é essencial para aproximar esses produtores dos demais elos do setor, criando um ambiente propício para parcerias e negócios. Minas Gerais é responsável por 51% da produção de café do Brasil. A feira é uma vitrine para mostrar a diversidade e a origem controlada desses cafés, com foco tanto no mercado nacional quanto internacional.

Área de exposição da SIC

O tema central da edição deste ano reflete as demandas globais por sustentabilidade, e o Governo de Minas Gerais ressalta a importância de uma produção equilibrada, como café mineiro reconhecido pela qualidade e pela produção sustentável. O sucesso nas exportações e a abertura de mercados, como a China, são prova de que investir em tecnologia e inovação, aliado ao respeito pelo meio ambiente, traz resultados, sendo o evento uma vitrine desses avanços e de como Minas está no caminho certo.

A entrada é gratuita para produtores rurais, empresas do setor (visitantes com CNPJ) e visitantes internacionais. Para o público geral, o ingresso custa R$ 70,00, válido para os três dias de evento. Você encontrará mais informações CLICANDO AQUI.

Leia também: