CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasPremiações e Competições

Caxias do Sul prepara sua 34ª Festa Nacional da Uva

Logo da Festa da Uva

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva(https://www.festanacionaldauva.com.br), em Caxias do Sul (RS). Com o tema “Caminhos e Lugares”, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.

É o mais dinâmico símbolo de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha. O evento comunitário é uma celebração da cultura dos imigrantes italianos, que fizeram da região, sua morada. Em cada edição, milhares de pessoas ficam imersas na cultura, gastronomia, diversidade e alegria do município e região.

Pavilhões da Festa da Uva durante o evento
Pavilhões da Festa da Uva durante o evento
Réplica de Caxias do Sul em 1885
Réplica de Caxias do Sul em 1885

Na última edição, em 2022, mais de 350 mil pessoas visitaram a festa e se encantaram com as inúmeras atrações que valorizam a gente e a cultura, como a Vila dos Distritos, a Praça das Cidades, a Exposição de Uvas (com mais de 200 expositores), o pavilhão da Agroindústria e os artistas regionais. A inovação e a tecnologia estiveram presentes no Solo de Inovação, atração inédita que trouxe diversas palestras, workshops, desafios e muitas oportunidades de colocar a mão na massa e vislumbrar uma infinidade de possibilidades para o futuro.

Os preparativos estão acelerados. Os desfiles cênicos musicais mostram a magia da Festa Nacional da Uva. Estão programados 6 lindas edições do tradicional Desfile Cênico Musical, que reúne mais de 50 mil pessoas na Rua Sinimbu. Durante os desfiles, moradores, visitantes e artistas profissionais se unem para representar a tradição do povo caxiense, junto com dez belos carros alegóricos, que homenageiam as trajetórias trilhadas no passado e celebram as estradas que serão trilhadas no futuro. Não podem faltar as rainhas, princesas e embaixatrizes!!!! Um verdadeiro show, contando com trilha sonora da orquestra de sopro com solistas convidados, tornando esse grande acontecimento um evento imperdível.

Rainha (ao centro), Lizandra Mello Chinali, representando o Esporte Clube Juventude e princesas, Letícia de Carvalho (à esquerda) representando a União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB) e Eduarda Ruzzarin Menezes (à direita) representando o Recreio da Juventude - Foto: Leandro Araújo
Rainha (ao centro), Lizandra Mello Chinali, representando o Esporte Clube Juventude e princesas,
Letícia de Carvalho (à esquerda) representando a União das Associações de Bairros de Caxias do Sul (UAB)
e Eduarda Ruzzarin Menezes (à direita) representando o Recreio da Juventude – Foto: Leandro Araújo
Desfile da Festa da Uva
Desfile da Festa da Uva
Exposição de uvas
Exposição de uvas

Estão sendo comercializados os últimos espaços para expositores. Até o momento, são mais de 190 espaços vendidos ou reservados, o que representa cerca de 60% da área disponível. O setor mais procurado é o de alimentação, incluindo a Praça de Alimentação e quiosques, que são, tradicionalmente, os primeiros a serem ocupados.

Com área total disponível superior a 9 mil m², a festa ainda conta com aproximadamente 160 espaços a serem ocupados, com tamanhos que variam de 9m² a 30m², divididos pelos três setores disponíveis no parque: Centro de Eventos, Pavilhão 1 e Pavilhão 2.

O valor foi mantido o mesmo desde o início da comercialização, a partir de R$ 650 por m², com a opção de parcelamento no cartão de crédito. Ainda, em algumas áreas, é possível customizar o espaço de acordo com a necessidade do expositor, como no Centro de Eventos e no Pavilhão 1. Porém, afim de evitar o excesso de expositores do mesmo ramo, para alguns tipos de produtos já não há mais disponibilidade de espaço.

Chamada para a Festa da Uva 2024

De acordo com a Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, apesar da comercialização dos espaços para expositores ser possível até 31 de janeiro, a previsão é ampliar a venda na reta final de 2023. Segundo os organizadores, são muitas as vantagens de fazer parte de um evento tão reconhecido no Brasil. É a oportunidade de participar da maior e mais diversificada feira do Sul do país, com um público estimado de 600 mil visitantes. Serão mais de 150 toneladas de uvas distribuídas, e as pessoas também poderão se deliciar com a farta gastronomia, tanto típica quanto contemporânea. Ainda, irão se divertir com 150 shows regionais e sete shows nacionais, além de desfrutar do parque de diversões e dos espaços Lúdico e Temático.

Banner da Festa da Uva 2024

Interessados podem entrar em contato com a empresa Exposul, responsável pela venda dos espaços, pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (54) 99927-1174, com Rosane, e (54) 99926-5925, com Valmor. Ainda, há atendimento presencial no escritório junto ao Centro de Eventos da Festa da Uva, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Leia também: