CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Agricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Cartilha explica usos e efeitos de plantas medicinais

Ervas medicinais

O crescimento cada vez mais acelerado da população aumenta os índices de doenças que afetam a humanidade. Ao mesmo tempo, o uso global de medicamentos fitoterápicos está em plena expansão. Nesse contexto, pesquisadores da USP uniram-se no desenvolvimento de uma publicação didática que explica os usos adequados e efeitos das plantas medicinais. É a cartilha “Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência”.

Segundo a professora Claudia Barros Monteiro Vitorello, do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba, levando em consideração a riqueza de propriedades farmacêuticas em espécies vegetais, é evidente a necessidade de recorrer a pesquisas e estudos sobre os efeitos terapêuticos das plantas. Claudia é responsável pela orientação do Grupo de Extensão de Plantas Medicinais (Geplam) da Esalq, que produziu a publicação. O material foi editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e está disponível para download gratuito.

O objetivo da cartilha é trazer uma nova visão sobre as plantas medicinais e fornecer ferramentas necessárias para que as pessoas entendam seu uso e seus efeitos. Em uma linguagem didática, a cartilha reúne informações sobre genética, histórico das plantas medicinais e explicações sobre terminologias, incluindo também respostas para perguntas comuns sobre fitoterapia.

Capa da cartilha "Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência"

As informações presentes no livro contribuem para compreender e ampliar a visão de mundo e instruir caminhos e cuidados necessários em relação ao mundo das plantas medicinais, aproximando a sociedade das perspectivas e avanços científicos na área.

Além de destacar a importância do conhecimento de comunidades tradicionais, a cartilha aborda aspectos relacionados à conservação e ao uso sustentável da biodiversidade brasileira e destaca os riscos associados ao uso indiscriminado, que pode levar a sérios problemas.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de produzir um material com informações precisas, seguras e de amplo acesso para a comunidade dentro e fora da Universidade. Para isso, utiliza bibliografia de autores brasileiros e de outros países, como também dados da legislação brasileira.

Ervas medicinais

A riqueza da biodiversidade vegetal brasileira proporciona um mundo ainda inexplorado de possibilidades, quando o assunto é plantas medicinais e seus potenciais medicinais, sendo esta uma das muitas razões pelas quais devemos prezar pela conservação e preservação dessa riqueza.

Para fazer o download da cartilha CLIQUE AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *