Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

Raças

BlogRaça RuraltecTV – Rhode Island Red

Galinha e galo Rhode Island Red

Também conhecida como Galinha vermelha poedeira ou Rode ou Ródia, é uma raça de galinha que, como o nome diz, tem origem no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, desenvolvida na segunda metade do século XIX . É uma raça com duplo propósito, produzindo ovos e carne.

Características
 
A Galinha Rhode Island Red tem uma carne muito valorizada. São rústicas, resistentes a doenças, boas na busca de alimento quando soltas e normalmente tranquilas e dóceis.
 
Possui um corpo retangular e um peito bem arredondado. Sua cauda, porém, é muito curta em comparação com seu corpo e é ligeiramente levantada. As cristas são vermelhas ou rosadas, podendo ter formato de ervilha ou simples. A barbela é média e elas possuem grandes orelhas vermelhas.
Seus olhos, também vermelhos, podendo ser bem grandes. A sua coloração de penas mais conhecida é o vermelho, embora também sejam encontrados na variedade branca. A raça precisa de um certo espaço para correr ou se exercitar, caso contrário ficarão agressivas rapidamente. Tendo um piquete próprio, elas irão vaguear e forragear por conta própria.
Embora sejam amplamente conhecidas como boas poedeiras nos períodos de frio, se a temperatura no galinheiro cair abaixo de zero (0° C – 32° F), a sua produção cai consideravelmente, e as pontas de suas cristas se tornam muito suscetíveis ao congelamento.
 
Embora geralmente dóceis, os galos Rhode Island Red podem ser bastante agressivos ou ariscos. A maioria dos galos também irá atacar estranhos (humanos ou animais) se sentir-se ameaçado ou não reconhecer o intruso. Eles normalmente são mais dóceis com pessoas que lhes sejam familiares, tais como as responsáveis pela alimentação.

Galos e galinhas da raça são conhecidos por serem agressivos com outras raças de galinhas, especialmente em confinamento.
 

Ovos
 
Boas poedeiras, elas são conhecidas por seus ovos marrons. Podem produzir entre 200 a 250 ovos por ano. Seus ovos, no primeiro ano, podem ser muito grandes para encaixar no tamanho padrão ou médio das caixas de ovos para transporte. Sendo galinhas poedeiras, não costumam ficar chocas.
A criação de Rhode Island Red
 
Esta raça é muito utilizada em cruzamentos que visam criar raças comerciais hibridas para a postura de ovos. Elas foram desenvolvidos para serem uma galinha de dupla utilização, porém a vocação para a postura acabou superando e muito a utilização exclusiva para a carne.
Se adaptam e desenvolvem muito bem em criações rústicas, soltas ou para melhoramento de planteis caipiras com galinhas sem raça definida criadas em quintais ou terreiros.

Leia também:
 
Leia outros artigos do BlogRaça RuraltecTV clicando no LINK.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.