Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

Raças

BlogRaça RuraltecTV – Bengal: o gato mais inteligente do mundo

Bengal
Bengal é um animal impressionante. O felino nasceu a partir da união entre um gato doméstico preto e um leopardo asiático. Daí vem a explicação para sua pelagem incrível.

É um gato híbrido, possui uma personalidade forte, teimoso, mas também sabe obedecer. Dessa forma, possui reflexos rápidos e pode participar de treinamentos para fazer truques e até passear na rua com coleira.

Os gatos da raça Bengal interagem muito bem com os donos e seu comportamento chega a se assemelhar ao de cachorros. Eles se expressam, por exemplo, através de diferentes tipos de miados.
 
Além disso, eles são dóceis, gostam de brincar e acompanhar os tutores nas atividades do dia a dia. A expectativa de vida varia entre 10 e 16 anos de idade.

Ficha do Bengal
 
Se você tem a intenção de criar um bichano dessa raça é importante que você possua espaço para que o gato possa se exercitar e usar seu lado caçador livremente. Ele se adapta bem à vida em família, mas um comportamento mais “selvagem” não pode ser descartado devido sua origem. 

Comportamento

Equilíbrio é o termo que define o temperamento do Bengal. O felino dessa raça se mantém com dinamismo e instinto de caça acima da média quando comparado a outros gatos domésticos, sendo, portanto, um gato ativo que gosta de se exercitar. O Bengal também apresenta uma forte atração pela água, característica que vem do Gato-Leopardo que é um bom pescador.

Os filhotes são bastante agitados e as fêmeas são mais temperamentais e independentes do que os machos. Costumam possuir um caráter sociável com relação a outros gatos e até mesmo cachorros e possui uma grande necessidade de atenção e exclusividade por parte de seu dono
Inteligentes, eles observam as ações das pessoas para aprender como abrir armários e conseguem subir até lugares bem altos dentro de casa.
Raça de tamanho médio para grande, que pesa de 5 a 9 kg, apresentando corpo longo, grande, com estrutura óssea bem desenvolvida e musculatura forte. A cabeça do Bengal é grande e de contornos arredondados, sendo levemente mais comprida do que larga, as maçãs do rosto se apresentam destacadas, seu nariz é grande e largo, assim como o focinho. As orelhas são pequenas, voltadas para frente, com as extremidades arredondadas, sendo a pelagem tipo de Lince desejável. Os olhos são inseridos bem afastados, grandes e ovais, sendo todas as cores aceitas com exceção do azul e da água-marinha. 

Pelagem curta e fina, sendo espessa e suave ao toque. Os padrões esperados para a raça são malhado, com cor de base preferencialmente laranja, manchas que podem ser negras, chocolate ou canela, com extremidade da causa se apresentando negra; marmoreado, com marcas que lembram asas de borboleta nos ombros e conchas de ostras nos flancos. Já as cores da pelagem se apresentam em diversas variedades, sendo que a principal pode ser laranja, marfim, ouro ou creme enquanto as manchas podem ser canela, preto ou chocolate. As patas posteriores do gato da raça Bengal são ligeiramente mais longas do que as anteriores. A cauda é de comprimento médio, sendo grossa, se afilando em direção da ponta arredondada. A raça só atinge a maturidade completa por volta dos dois anos.

Cuidados específicos
 
Os cuidados com o Gato de Bengala são poucos. A raça exige apenas uma escovação semanal para manter o aspecto de seu pelo saudável e remover os pelos mortos.

Saúde
 
Problemas de saúde de origem genética ainda não foram encontrados. Dessa forma, a raça é considerada bastante saudável e resistente. Um problema que pode ocorrer no Bengal é um temperamento instável devido à hibridação, sendo indicado pelo menos quatro gerações após o cruzamento com o gato selvagem para que o exemplar tenha características domesticas mais fixas. 

Curiosidades sobre o gato Bengal

1. Bengal é uma raça recente
O primeiro gato de bengala surgiu no sul da Ásia, em 1963. Com o passar do tempo, devido a sua popularidade, a raça foi registrada em 1985. Portanto, o bengal é uma raça oficializada recentemente.

2. Características físicas
Já que é um misto de animal selvagem e doméstico, o Bengal possui o corpo musculoso e atlético. Suas pernas são fortes e longas, maiores que um gato doméstico médio.

Os olhos do felino são amarelo-âmbar alongados e, ademais, eles possuem uma cabeça larga e arredondada. Normalmente, um gato de bengala adulto chega a pesar mais de 9 kg. 

Sendo assim, manter uma boa alimentação com alimentos secos e úmidos de qualidade é muito importante. Além da saúde como um todo, a dieta também influencia no brilho de sua pelagem.

3. Não é vendido nos EUA
Por incrível que pareça, a venda do gato de bengala é proibida nos Estados Unidos. A justificativa é que o animal não faz parte da Associação dos Criadores de Gato (CFA), já que ele possui sangue e origem selvagem.

4. Precisam de espaço e vida ao ar livre
Devido ao seu porte atlético, os gatos Bengal precisam de espaço para se exercitar. Eles gostam de correr, brincar e escalar. Por isso, é preciso ter uma área sempre disponível para o bichano.
 
Além disso, eles adoram brincar ao ar livre, provavelmente devido a sua origem selvagem. Desse modo, para quem quiser adquirir esse felino como pet, o ideal é ter um jardim onde eles possam brincar à vontade e gastar energia. 

5. São bons nadadores
Por fim, pode parecer brincadeira, mas esses gatos adoram água e sabem nadar. Essa é uma característica herdada dos leopardos, já que são nadadores naturais capazes de nadar centenas de metros.

Fonte: FolhaGO e Cachorrogato
 
Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.