MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

Nascente no oeste da Bahia

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) concluiu a recuperação da 100ª nascente no oeste da Bahia, recurso natural importante para a preservação e conservação dos ecossistemas e rios. O marco foi celebrado com um ato simbólico em Angical com a diretoria da entidade, colaboradores, moradores, representantes de órgãos ambientais e do município. A centésima nascente recuperada através do projeto “Nascentes do Oeste”, foi a da Vereda de Siriema, localizada a cerca de 25 km da sede do município.

A direção da Aiba destaca a importância das parcerias firmadas com instituições governamentais e não governamentais e o legado do projeto. Na nascente Vereda de Siriema representa um processo de restauração desenvolvido em todos os outros municípios do oeste e que hoje alcança a nascente de número 100 já recuperada, o que reforça o compromisso do produtor rural com o meio ambiente e os recursos hídricos.

A centésima nascente recuperada
A centésima nascente recuperada

Os resultados obtidos no projeto se dão graças às parcerias firmadas com a Abapa, o Prodeagro, Fundeagro (Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão) e as Prefeituras dos municípios, um resultado que vai ficar para as futuras gerações, que irão continuar usufruindo dessa água.

Desde 2017, a Aiba realiza o Projeto de Identificação, Preservação e Recuperação de Nascentes na Região Oeste da Bahia em parceria com o Programa de Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), desenvolvendo o Programa Nascentes do Oeste. O objetivo é realizar ações como o cercamento, abertura de aceiro, plantio de mudas nativas, além de promover capacitação e educação ambiental das comunidades vizinhas para a preservação dos mananciais. Em 2020, o projeto foi destaque e recebeu o Prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA), por ações de excelência e incentivo na contribuição para a segurança hídrica do Brasil.

Rio típico do oeste da Bahia
Rio típico do oeste da Bahia

Desde o início, o programa já contemplou os municípios de Cocos, Jaborandi, Correntina, São Desidério, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, Cristópolis, Angical, Tabocas do Brejo Velho, Cotegipe, Wanderley, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia e Mansidão.

Leia também: