Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotíciasPastagens e Forrageiras

Novo aplicativo facilita melhoramento genético de caprinos e ovinos

Ovinos Santa Inês

O SGR Mobile está disponível para download gratuito na Google Play Store para smartphones e tablets com o sistema Android

A Embrapa Caprinos e Ovinos (CE) desenvolveu uma nova ferramenta para facilitar o gerenciamento e o melhoramento genético de rebanhos de caprinos e ovinos. O aplicativo SGR Mobile para smartphones e tablets com o sistema Android é de download gratuito e permitirá a coleta de dados por produtores rurais, técnicos e outros interessados que atuam no campo, com a vantagem de não necessitar de conexão com a Internet durante o registro de informações.

De acordo com o criador do aplicativo, o pesquisador Raimundo Lôbo, a nova ferramenta surgiu a partir da demanda de produtores que já utilizavam o Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR) da Embrapa, mas registravam os dados zootécnicos em fichas ou planilhas e tinham dificuldade para fazer a inserção posterior no sistema, por dificuldade de acesso ou conexão da Internet em áreas de campo nas zonas rurais. O aplicativo dispensa o uso de planilhas e facilita o upload dos dados.

Aplicativo SGR Mobile da Embrapa

O SGR Mobile foi desenvolvido com a finalidade de realizar coletas em campo sem a necessidade de Internet. É uma ferramenta que vai facilitar o dia a dia dos criadores, dispensando o uso de papel e planilhas impressas. A Internet só é indispensável em um primeiro momento para a instalação do aplicativo, e, depois, para fazer o primeiro credenciamento.

O aplicativo é uma extensão do SGR – software em rede que permite o registro, armazenamento e gerenciamento das informações geradas em rebanhos de caprinos e ovinos – e seu download poderá ser feito a partir da Google Play Store. Com a ferramenta instalada, o usuário poderá inserir, no celular ou tablet, os principais dados requeridos para um processo de escrituração zootécnica: informações referentes aos animais, partos, pesagens, controle leiteiro, composição do leite e ocorrências no sistema de produção.

Cabra no cocho

Para o acesso, é necessário que o rebanho do usuário já esteja cadastrado no SGR. O aplicativo oferece um filtro de acordo com a natureza dos animais para as funcionalidades que interessam. No caso de rebanho de corte, o produtor não terá acesso à parte do controle leiteiro, composição do leite ou lactação, uma vez que não há esse tipo de controle em rebanhos para produção de carne. Já para os rebanhos de produção leiteira e de duplo propósito, o produtor poderá ter acesso a essas informações.

O sistema passou a me oferecer uma gestão muito mais confiável e integrada, fornecendo informações sobre os animais que antes era impossível obter. E o mais interessante, de forma gratuita. Aplicativos comerciais que se assemelham ao SGR são caros para um pequeno ou médio criador.

Ovinos Santa Inês

Uma vez feito o cadastro no SGR Mobile, é possível identificar o rebanho já cadastrado no sistema SGR e, assim, inserir informações como:

  • Animais: data de nascimento registros do pai e mãe, peso, tipo de nascimento, sexo, categoria, composição racial, tipo de registro e avaliação feita pelo criador.
  • Partos: para registro das características dos partos dos animais.
  • Peso: data de pesagem, tipo de manejo (extensivo, intensivo, semi-intensivo).
  • Controle leiteiro: tipo de controle (oficial ou feito pelo produtor), data de ordenhas, tipo de aleitamento (artificial ou natural), tipo da ordenha (manual ou mecânica), possíveis enfermidades no momento do controle leiteiro.
  • Composição do leite: a partir de análise de amostra, inserir informações de porcentagem de gordura, proteína, lactose, contagem de células somáticas.
  • Encerramento de lactação: assinalar quais foram os animais, as datas e motivos de encerramento.
  • Ocorrências: para registros como abate, descarte, morte ou venda de animais.

Inovações como o SGR Mobile trazem perspectivas de maior adesão de produtores de caprinos e ovinos a programas e ações de melhoramento genético animal, visto que permitem aos criadores tomar decisões para seleção de animais e acasalamentos que, ao longo do tempo, favorecem o surgimento de espécies mais adaptadas às características desejadas, como melhor produção de leite ou de carne.

Produtor utilizando o SGR Mobile no campo

O melhoramento de rebanhos é a principal ferramenta para impulsionar a produção animal como atividade econômica competitiva e eficiente, proporcionando a elevação da produtividade. Todas as demais práticas de produção, como manejo, reprodução, alimentação e sanidade, permitem apenas maximizar o potencial produtivo de um rebanho.

Se essas práticas forem atendidas, o rebanho irá produzir com sua máxima eficiência, entretanto, não poderá subir de patamar para um nível superior, pois o potencial genético dos animais limita essa eficiência.

O produtor não deve buscar o melhoramento de seu rebanho por meio de ações isoladas, mas deve procurar integrar programas de melhoramento genético. O processo de seleção animal necessita de procedimentos organizados, técnicos, rotineiros e especializados. Portanto, a participação em um programa de melhoramento estruturado é crucial para que o criador tenha condições de encontrar o suporte que necessita para alcançar esse processo.

Ovinos Santa Inês sendo manejados

A rotina de escrituração zootécnica é fundamental para a gestão de rebanhos e, mais especificamente, para subsidiar as informações necessárias para os programas de melhoramento genético. É importante saber que não há como promover melhoramento genético de rebanhos sem dados de produção organizados. Por isso, a escrituração zootécnica é essencial como rotina. Sem essa prática, não há como identificar o status produtivo dos animais e, assim, selecionar aqueles mais produtivos.

Segundo os técnicos da Embrapa, a prática de escrituração também auxilia na eficiência para alimentação animal, reprodução e sanidade, permitindo conhecer com profundidade o rebanho, facilitando manejo, separando lotes, prevenindo e antecipando boas práticas de produção animal.

Leia também:

Caprinos e ovinos – Lançada ação para diagnosticar doenças no semiárido

Caprinos e ovinos – Adubos orgânicos ajudam a controlar verminoses

Ovinocultura – Controle da verminose além da vermifugação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.