CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosFestas

Abertura Oficial da Colheita da Oliva de 2024 será em Gramado

Produtor com cesta cheia de azeitonas colhidas e um punhado de azeitonas nas mãos

Estão definidos o local e a data para a Abertura Oficial da Colheita da Oliva de 2024. O evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Prefeitura de Gramado, e que chega a sua 12ª edição, ocorrerá no dia 16 de fevereiro de 2024 no município de Gramado (RS), na Serra Gaúcha, na propriedade da Olivas de Gramado, da família Bertolucci, que serão anfitriões e correalizadores do evento.

Chamada para a Abertura da Colheita da Oliva 2024

A abertura de 2024 terá como foco o tema da sustentabilidade, uma das pautas prioritárias do Ibraoliva para 2024. A produção de azeite no Brasil, envolvida com toda essa temática, é muito importante para o futuro, não só da olivicultura, mas o futuro do planeta.

Dentro dessa linha, a proposta é levar também pautas focadas no assunto como roteiro para neutralidade de carbono, plataforma de descarbonização, conferência sobre descarbonização e eficiência energética, workshops temáticos, plano de formação em descarbonização e reaproveitamento de resíduos. O Ibraoliva destaca ainda que assuntos como respeito às margens de cursos d’água, preservação das coberturas vegetais nos olivais, e áreas em consórcio da olivicultura com ovinocultura, equinocultura e olivoturismo já são realidades nas propriedades brasileiras.

Azeitonas colhidas

Leia também: