Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Canavial

O primeiro passo para o plantio da cana é realizar o planejamento da área, com um levantamento topográfico. Nesta fase, divide-se a área em talhões e aloca-se os carreadores principais e secundários

Conservação do solo e execução de terraços devem orientar o planejamento. Antes do plantio, é necessário, também, buscar um fornecedor idôneo de mudas.

O plantio da cana tem as seguintes etapas: corte de mudas; distribuição no sulco; corte dos colmos em pedaços menores, dentro do sulco; cobertura

Dica 1. Tente fazer com que os talhões sejam planos e tenham linhas de cana com grande comprimento. Isto evita que as máquinas tenham que realizar manobras, otimizando estas operações. Em geral, os talhões de cana têm, em média, entre dez e 20 hectares (de acordo com a topografia do solo).
Dica 2. Identificar as condições do solo e analisar se elas são adequadas para a fertilidade das mudas. Colete amostras de solo (de cada talhão) para análise e necessárias correção e adubação do solo.
Dica 3. Mudas sadias. Escolha a cultivar que se adapta às características do local onde a propriedade está estabelecida. Após a escolha da cultivar, verifique a procedência das mudas escolhidas, se são sadias e se realmente são da variedade escolhida.

Colmos de cana de açúcar

Dica 4. Escolha da época de plantio. A cultura da cana-de-açúcar necessita de condições climáticas ideais para se desenvolver e acumular açúcar. Alta disponibilidade de água, temperaturas elevadas e alto índice de radiação solar são fatores que contribuem para a qualidade da planta. O plantio pode ser feito em três épocas: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.

Sistema de ano-e-meio (cana de 18 meses): O plantio deve ocorrer entre os meses de janeiro e março (boas condições de temperatura e umidade). Nos primeiros três meses, a planta inicia seu desenvolvimento e, com a chegada da seca e do inverno, o crescimento passa a ser muito lento durante cinco meses (abril a agosto), vegetando nos próximos sete meses (setembro a abril). O amadurecimento acontecerá nos meses seguintes, até completar 16 a 18 meses.

Sistema de ano (cana de 12 meses): Em algumas regiões, o plantio pode ser feito entre outubro e novembro. Esse sistema apresenta vantagens e desvantagens. O aspecto positivo existe quando se tem grandes áreas para plantio, uma segunda época de plantio facilita o gerenciamento e otimiza a utilização de máquinas e de mão-de-obra, que ficam subdivididas entre o período de plantio de cana de ano-e-meio e cana de ano. Já os negativos são que apresenta menor produtividade que a cana de 18 meses, uma vez que a cana de ano tem apenas sete ou oito meses de crescimento efetivo.

Plantio de inverno. Com o uso da torta de filtro que contém cerca de 70 a 80% de umidade, aplicada no sulco de plantio, é possível plantar a cana-de-açúcar mesmo no período de estiagem. A torta fornece a umidade necessária para a brotação. Se ainda for feita uma fertirrigação com vinhaça, ou mesmo irrigação, o plantio da cana pode ocorrer praticamente o ano todo.
Dica 5. Espaçamento e profundidade. O espaçamento adequado possibilita o melhor aproveitamento de recursos como luz, água e temperatura – variáveis determinantes para o aumento de produção. Ele varia de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada (de 1,0 m a 1,8 m). Recomendações: (a) a profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 cm; (b) em solos arenosos, espaçamentos mais estreitos como 1,0 m ou 1,2 m são mais indicados, pois permitem que o fechamento da entrelinha ocorra mais rapidamente, facilitando o controle do mato. Se a colheita for mecanizada, o espaçamento deve ser de ao menos 1,5 m para evitar o pisoteamento e a compactação das linhas de cana pelas rodas das máquinas.

Visão aérea de lavoura de cana de açúcar

Dica 6. Quantidade de mudas. Varia entre 10 e 15 toneladas por hectare. Na época de plantio adequada e se a qualidade da muda for excelente, o produtor pode usar menores quantidades de mudas.
Dica 7. Operação. A cana-de-açúcar, por ser uma cultura semi-perene, faz com que o plantio seja o momento de preparar o solo para o cultivo que ocorrerá nos 5 ou 6 anos seguintes. É a hora de aplicar calcário e controlar pragas como cupins, migdolus (broca da cana – Migdolus fryanus) e plantas daninhas.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *