Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Mulher como um punhado de tomates cereja nas mãos
O tomate cereja é fonte rica de nutrientes e pode ser cultivado em casa
 
Esse tipo de tomate é uma fruta. Têm poucas calorias e muitos nutrientes, sendo ideais para compor qualquer refeição. São uma fonte riquíssima de vitaminas C, A, e E.
 
Os níveis de nutrientes no tomate cereja podem variar dependendo do período da colheita, mas são saudáveis o ano todo.

Benefícios do tomate cereja

Previne AVC. Excelente fonte de licopeno, ajuda em problemas como inflamação e coagulação do sangue, reduzindo o risco de derrames isquêmicos, que ocorrem quando os coágulos de sangue se formam e impedem o fluxo de sangue para o cérebro.

Diminui o risco de câncer de próstata. A pesquisa sugere que uma maior ingestão de tomates pode reduzir o risco de câncer de próstata em particular.
Promove a saúde óssea. O licopeno também pode ajudar a preservar a saúde óssea, especialmente em mulheres com risco de osteoporose.
Benefícios para a pele. Mais uma vez, o licopeno combate o envelhecimento precoce da pele. O licopeno também pode limitar os danos UV causados pela exposição ao sol, além de manter a boa saúde do coração.
Auxilia na perda de peso. Uma xícara de tomate cereja contém apenas 30 calorias. Se você está em uma dieta de 1.500 calorias, por exemplo, o consumo de dez tomates cereja corresponde a apenas 2% de suas necessidades calóricas diárias. Além disso, é também uma boa fonte de fibras, com 2 gramas na porção de uma xícara.
Reduz a pressão arterial. Dez unidades de tomate cereja têm quase tanto potássio quanto uma banana média com 400 miligramas. Uma alta ingestão de potássio aumenta a capacidade do corpo de excretar sódio, ajudando a melhorar o equilíbrio de fluidos e diminuir a pressão nas artérias.

ATENÇÃO! Cuidado! O consumo excessivo de tomates cereja pode causar ou agravar sintomas de refluxo gastroesofágico e efeitos colaterais digestivos negativos.

Como plantar em casa

Dica primordial: compre as sementes, em postos de vendas autorizados, ou a mudas, que podem ser encontradas em feiras livres. Mantenha a plantação em um local com bastante luz solar, livre de geadas.

O ideal é que o local seja bem ventilado, para reduzir o risco de fungo nas folhas, bem como de outras doenças ou pragas como mosca branca, pulgões, brocas e lagartas.
 
O tomate cereja cresce rápido e, por isso, precisa de apoio para crescer. Você pode usar estacas de madeira como suporte. Plante as sementes ou a muda no vaso e faça furos de drenagem.

O solo deve ser fértil ou adubado. É necessário regar regularmente e usar fertilizante uma vez por semana. Após o plantio, é preciso esperar cerca de 80 a 90 dias para que a planta comece a produzir frutos.

Leia também:
 
Clique no link e veja mais matérias sobre ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *