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Cafeicultor espalhando com a mão os grãos cereja
Com essas informações, o produtor poderá tomar decisões bem mais adequadas ao seu objetivo

Café é tudo igual! Quantas vezes já ouvimos isto? De produtores e de consumidores. Mas a realidade é bem diferente. Cada lavoura possui necessidades diferentes com relação a nutrição, manejo, e tantos outros aspectos que podem maximizar quantidade e qualidade da produção.

O primeiro passo para alcançar o objetivo de produzir um café diferente, exclusivo, especial é: OBTER INFORMAÇÃO!
 
O seguinte passo é tão importante quanto o primeiro: SABER ANALISAR ESTAS INFORMAÇÕES.
 
E o terceiro passo não fica atrás: USAR ESTA ANÁLISE DE FORMA ASSERTIVA.
O produtor precisa entender o que acontece em sua propriedade, em seu solo, em sua lavoura. Mas que informações procurar? Eis algumas delas:

  • Variedades de café. Quais o produtor já possui? Quais pretende adquirir?;
  • Identificar quais são as precoces? As médias? As tardias?;
  • Identificar o ponto de maturação para iniciar a colheita (um fruto terá um melhor sabor quanto mais maduro for colhido).

Estes aspectos acima listados estão ligados à cultivar. Mas há considerações externas importantes que também devem ser observadas:

  • Clima;
  • Microclima;
  • Variação de temperatura numa mesma lavoura.

Com relação ao solo utilizado, também há fatores determinantes para a produtividade e rentabilidade. Rastrear talhões com maior potencial de qualidade faz uma enorme diferença para alcançar o sucesso no seu negócio. Procure identificar:

  • Talhão com maior insolação;
  • Talhões que recebem sol da manhã;
  • Talhões que recebem sol da tarde.
Estamos falando de criar um documento que reúna todas as características necessárias para controlar o processo e minimizar os problemas. Estudar profundamente o território de seu negócio. Afinal de contas, o território define o perfil sensorial da bebida entre fragrâncias, aromas e sabores exclusivos de cada região.
 
É uma questão da tal denominação de origem! Não insista em colocar um perfil sensorial que não seja o predominante em sua região. Se sua fazenda está no Sul de Minas, seu café terá perfil sensorial do local! Você não conseguirá inserir o perfil de outra região.

Saber qual nível de mercado quer atingir é essencial! O conhecimento do seu público definirá muito os padrões e procedimentos a serem adotados. Quer atuar no mercado de commodities? Invista em variedades com alta produção e resistência. Quer atuar no mercado de especiais? Aposte em variedades novas e primitivas com bebidas exóticas.

Com este cabedal de informações, o produtor poderá tomar decisões bem mais adequadas ao seu objetivo, tornando o projeto muito mais promissor!

Fique atento. Antes de começar, analise tudo com calma e profundamente. Assim, seu empreendimento terá maiores chances de sucesso!

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