CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Robô autônomo Armadillo

O Grupo Meta apresentou o “primeiro robô autônomo de coleta de solo do mundo”. O evento ocorreu no Dinetec 2024. O robô, chamado Armadillo, realiza tarefas de forma autônoma, trazendo economia de tempo e recursos. Conforme informações da empresa, o lançamento no mercado está previsto para o mês de abril.

O Armadillo possui tecnologia avançada. Inclui radares, sensores, conexão via satélite e chip NFC. Ele automatiza a coleta de dados do solo. O robô quantifica a compactação do solo em diferentes profundidades, fazendo a limpeza do solo para coleta e coletando amostras de solo no mesmo local de anos anteriores.

Robô autônomo Armadillo na Dinetec 2024
Robô autônomo Armadillo na Dinetec 2024

O equipamento tem sensores de temperatura e umidade. Possui uma plataforma on-line para processamento e interpretação de dados. Além disso, padroniza operações e pode operar 24 horas por dia. A empresa ressalta a importância da tecnologia para empresas de coleta de solo, pois o serviço se tornará mais ágil e eficiente. O lançamento do Armadillo representa um marco na tecnologia agrícola. Ele tem potencial para melhorar significativamente o manejo do solo.

Leia também: