CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Agricultura FamiliarCultura e SocialGastronomiaGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Plataforma online conecta pequenos produtores do RS a empresas

O site da plataforma "Produtores Gaúchos Unidos"

A iniciativa partiu do produtor de cordeiro Bernardo Barbosa Ibargoyen e de sua esposa, a jornalista Aline Barilli Alves. Em meio ao maior desastre climático já enfrentado pelo Rio Grande do Sul, com alagamentos que atingiram cerca de 90% do estado, formaram um coletivo de pequenos produtores e chefs de cozinha, unindo-se para criar uma plataforma que busca conectar pequenos produtores gaúchos com restaurantes, hotéis, pousadas, lojas, empórios e pequenos varejos de fora do Rio Grande do Sul, mantendo suas produções, vendas e empregos. A ação busca fortalecer o setor produtivo, uma alternativa para manter a economia do estado em funcionamento. Um exemplo é a plataforma Produtores Gaúchos Unidos, que tem o apoio do Sebrae-RS.

Muitos perderam sua produção ou não conseguem mais expor seus produtos, o que eminentemente era realizado em pequenas feiras da agroindústria familiar, que não estão acontecendo pois muitas cidades estão em estado de calamidade. A plataforma veio ocupar esse espaço. Os próprios produtores rurais podem se cadastrar, apresentando seus artigos e fazendo conexões com potenciais compradores, que também podem se registrar no sistema.

Lançada há menos de um mês, a plataforma tem hoje 224 produtores cadastrados e 93 comércios e hospedagens com acesso aos produtos ofertados, apresentando uma vasta gama de produtos, incluindo azeite, vinho, espumante, carne de cordeiro, geleias e queijos e promovendo as agroindústrias locais.

Chamada para a adesão à plataforma "Produtores Gaúchos Unidos"

A iniciativa não só conecta produtores e compradores, mas também auxilia na organização da logística e transporte através de cargas compartilhadas. Eventos em São Paulo foram realizados para promover produtos do Rio Grande do Sul, com jantares beneficentes que apresentam chefs e produtos locais. O chef gaúcho Enio Valli está supervisionando todos os insumos dos produtores cadastrados na plataforma para garantir que os eventos beneficiem diretamente os pequenos produtores. O serviço também pretende promover feiras físicas no estado para auxiliar na venda de produtos, principalmente para aqueles produtores que estão com estoques elevados e não conseguem escoá-los.

A plataforma é gratuita para os produtores, e apoia especialmente aqueles sem certificações formais de inspeção, conectando-os com compradores adequados dentro e fora do Rio Grande do Sul. É possível também conhecer as ações da iniciativa em seu perfil no Instagram CLICANDO AQUI.

Leia também: