Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Pílulas do Agro RuraltecTV - 04-03-2021

Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias do dia do agronegócio nacional e internacional

Inscrições para Selo Mais Integridade 2021/22 estão abertas – A partir desta terça-feira (02/03), empresas e cooperativas do agronegócio podem se inscrever no Selo Mais Integridade 2021/22. O prazo termina no dia 4 de junho de 2021. Em sua quarta edição, o Selo reconhece organizações do agro que adotam práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade, ética e comprometimento de impedir fraudes, suborno e corrupção. As inscrições podem ser feitas no LINK.

Seca e cigarrinha causam perdas no milho do sul do país – A Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) alertou nesta terça-feira (2/3), em nota, que a seca e a praga da cigarrinha têm afetado as plantações de milho no Sul do País, sobretudo em Santa Catarina. O inseto é vetor de doenças, provocadas por vírus e bactérias, que, ao contaminarem a planta, prejudicam o desenvolvimento, acarretando má formação, menos espigas e consequentemente menor produtividade e quebra na produção. De acordo com informações colhidas junto a produtores de Santa Catarina, de uma estimativa inicial de produção em torno de 2,7 milhões de toneladas, a safra 2020/21 catarinense de milho deve chegar, no máximo, a 1,5 milhão.
Nordeste faz primeira extração de azeite de oliva – O Nordeste do Brasil produziu sua primeira safra de azeite extravirgem com olivas plantadas na região. Essa foi a primeira vez que uma região da Bahia produziu azeitonas em quantidade e qualidade suficientes para produção de azeite. Segundo o empresário Christophe Chinchilla, o plantio das mudas foi realizado em uma fazenda experimental de Rio de Contas há cerca de quinze anos. A primeira colheita, ainda modesta, ocorreu em 2018. Três anos depois, e após algumas correções agronômicas, a nova colheita animou o empresário e outros produtores da região. Cerca de 1,6 tonelada de azeitonas saíram do município baiano em um caminhão refrigerado para ser feita a extração do azeite em Maria da Fé (MG), no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). No total, foram produzidos 280 litros de azeite que serão analisados por especialistas da área. O primeiro azeite baiano foi extraído de azeitonas da variedade Arbequina.Tocantins prorroga piracema por mais 30 dias – O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) prorrogou o período da piracema por mais 30 dias, de 1º a 30 de março. A  Portaria nº 46 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 1º de março. A justificativa para a prorrogação é a estiagem do ano passado na região da bacia Amazônica e o baixo índice de chuvas, que alteraram o ciclo reprodutivo das espécies e acabaram adiando o início da piracema. Com isso, o prazo estabelecido para o defeso não foi suficiente para garantir o repovoamento dos rios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *