APICULTURA -  Como montar um apiário

Pílulas do Agro RuraltecTV - 12-01-2021
Aqui você encontra em notas as últimas e mais importantes notícias do dia do agronegócio nacional e internacional
 
A abertura oficial da colheita do arroz ocorre entre 9 e 11 de fevereiro – A 31° abertura oficial da colheita do arroz, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, será presencial. Entre os temas principais do evento, estão tecnologia, inovação e sustentabilidade para que o produtor tenha acesso a toda tecnologia e ferramentas disponíveis proporcionando uma decisão de negócios correta e a intensificação do sistema produtivo. Será obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social. O evento acontecerá em uma área aberta de 9 hectares com 1200 pessoas por dia.
De fogões a máquinas agrícolas: Magazine Luiza agora também financia o agro – A gigante varejista criou o Consórcio Magalu, que sorteia empréstimos com juros totais mais baixos do que os oferecidos no Moderfrota. O produtor pode pagar R$ 943,51 por mês para ter acesso a sorteio mensal para acessar até R$ 120 mil. Uma vez sorteado, a empresa libera esse crédito para aquisição de máquinas agrícolas. O consórcio estima que o tempo para contemplação em sorteio vai de 60 a 80 meses.
Inmet desmente previsão de onda intensa de calor em fevereiro –  o texto recentemente vinculado nas redes sociais sobre uma PREVISÃO DE FORTE ONDA DE CALOR NO MÊS DE FEVEREIRO não procede. Essa informação não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática, tratando-se, portanto, de NOTÍCIA FALSA, destacou a instituição. Apenas o estado do Rio de Janeiro vem registrando temperaturas acima da média, com previsão de queda no termômetro a partir de hoje. Para caracterizar “onda de calor”, é necessário que a região apresente por, pelo menos, cinco dias, temperaturas acima da média esperada. Nas demais regiões do Brasil as condições estão dentro do previsto para o verão.
China detecta Covid-19 em lote de 16,3 toneladas de carne suína da BRF – Caso foi relatado por autoridades sanitárias da cidade de Jinhua, na região central do país. A carga inclui 1.626 peças de costela suína pesando 16,3 toneladas que foram lacradas e descartadas.
Incra desburocratiza processo de regularização fundiária no país – Instrução Normativa nº 104 atualiza procedimentos administrativos e técnicos do Incra para assegurar a titulação de áreas públicas federais. As principais novidades são a regulamentação do uso do sensoriamento remoto na análise dos processos e a exigência de ter feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para regularização. A instrução apresenta de forma detalhada todo procedimento administrativo, desde a apresentação do requerimento até a expedição do título.
Conab cria ferramenta para comercialização de produtos pela internet – O serviço é disponibilizado tanto ao pequeno como ao médio e ao grande produtor, bem como aos comerciantes que queiram utilizar a plataforma. A nova tecnologia pretende aproximar e facilitar a comercialização de produtos, serviços e insumos agropecuários. A ferramenta, chamada de “Leilão pra Você”, é gratuita aos demandantes, e seu custo operacional será abatido no arremate do negócio.
Agropecuária tem maior geração de empregos dos últimos 10 anos – O setor  abriu 61.637 vagas de emprego no ano passado, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pela Secretaria do Trabalho. Esse é o melhor resultado desde 2011, quando a expansão no mercado de trabalho do setor foi de 85.585 vagas. a soja liderou o ranking, com 13.396 vagas. Destaque também para o café (6.284 novos postos). Na pecuária, a criação de bovinos (+11.598) e de aves (+5.993) foram as atividades que mais contribuíram para o mercado de trabalho.
Sicredi recupera áreas de mata nativa e neutraliza CO2 emitido por agências do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro – A iniciativa neutralizou 27.272 toneladas de gases de efeito estufa (GEE) emitidas entre 2015 e 2019 pela operação da sede da Central Sicredi PR/SP/RJ, localizada em Curitiba (PR), e das 732 agências da instituição financeira cooperativa instaladas nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto está diretamente conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos que tratam das ações contra a mudança global do clima e pela preservação da vida terrestre.