CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Vaqueiro no manejo do gano em sistema ILPF

Fazendo parte das comemorações de aniversário de 51 anos da Embrapa, foi lançado o livro “ILPF: olhares para o Brasil sustentável”, que tem como autores os jornalistas Gabriel Faria (Embrapa Agrossilvipastoril) e José Heitor Vasconcellos (Embrapa Milho e Sorgo), reunindo uma coleção de fotografias que mostram a diversidade oferecida pelo uso de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em todo o país.

O livro é bilíngue, em português e inglês. Foi produzido utilizando o acervo de imagens do Banco Multimídia da Embrapa e com fotos finalistas das duas edições do Prêmio Rede ILPF de Fotografia, promovidos pela Associação Rede ILPF em 2022 e 2023. São um total de 121 imagens que retratam sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), lavoura-floresta (ILF), pecuária-floresta (IPF) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) de norte a sul do Brasil.

Livro "ILPF: olhares para o Brasil sustentável"

As fotos foram tiradas por 35 fotógrafos, a maior parte deles amadores, e em muitos casos, usando um aparelho celular. Entre os fotógrafos estão analistas, técnicos, assistentes e pesquisadores da Embrapa que vivenciam o dia-a-dia da pesquisa com esses sistemas produtivos, além de técnicos, estudantes e produtores rurais.

As cenas escolhidas para o livro retratam os benefícios para o solo, a rotação de culturas, o bem-estar animal, a diversificação, o uso de árvores no sistema produtivo, atividades de pesquisa e transferência de tecnologia, além da lida diária no campo com operações agrícolas e manejo do rebanho.

Campo de experimentação da Embrapa
Campo de experimentação da Embrapa
Sistema ILPF
Sistema ILPF

A publicação é parte das ações de comunicação e divulgação dos sistemas ILPF promovidas pela Embrapa e busca mostrar em imagens os benefícios desses sistemas, a diversidade de opções de uso da tecnologia e como ela está se expandindo para as diferentes regiões brasileiras. O pouco texto presente no livro apresenta os sistemas ILPF e contextualiza sua importância diante das estratégias brasileiras para redução das emissões de gases de efeito estufa na produção agropecuária.

“ILPF: olhares para o Brasil sustentável” tem tiragem inicial de mil exemplares e não será comercializado. Uma versão digital já está disponível e para baixá-la CLIQUE AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *