MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

ArteBlogCampoTurismo e Lazer

Museu da Cana incentiva preservação do patrimônio ambiental

Panorâmica do Museu da Casa de Pontal/SP

O Museu da Cana, localizado na Fazenda Engenho Central (Pontal – SP), com o Programa Verdear de restauração da mata nativa, estimula a preservação do patrimônio natural e cultural da região

O Programa começou em 2020 realizando o Diagnóstico Ambiental da fazenda que envolveu todas as informações técnicas relativas aos meios físicos e vegetação. Esse diagnóstico confirmou a existência de seis nascentes nos 24 hectares da Área de Preservação Permanente (APP) da fazenda, com riachos que desaguam no rio Mogi.

Também foi realizada a pesquisa de conteúdo para embasar as atividades de arte-educação que serão utilizados na visita ao Museu da Cana e elaborado o planejamento pedagógico para um Plano de Atividades a ser adotado nas ações de educação ambiental que serão implementadas em 2022.

A equipe técnica do projeto irá capacitar os moradores da zona rural para trabalhar no programa, preparando-os para o restauro de matas nativas. O início do restauro da APP utilizou a equipe de colaboradores rurais do Museu da Cana, por meio da sinergia entre o saber popular e o saber científico.

Iniciativas como essa, além de refletir a identidade cultural local e de incentivar a preservação ambiental, servem para estimular o orgulho das tradições e da região nos mais jovens, auxiliando na retenção dos jovens em suas áreas natais.

Tenha acesso ao Programa Verdear do Museu da Cana CLICANDO AQUI.

Leia outros artigos do BlogArte RuraltecTV clicando no LINK.