CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Ciência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaNotícias

Ferramenta de monitoramento do rebanho está disponível no Brasil

Vaca monitorada

O recém-lançado Alta COW WATCH, da líder em melhoramento genético Alta, chegou há pouco ao Brasil e tem como missão proporcionar mais lucros e produtividade ao produtor rural, utilizando para isso monitoramento remoto. O equipamento permite monitorar o rebanho 24 horas por dia e em tempo real, detectando doenças, identificando sinais vitais e o melhor momento para inseminar.

A ferramenta já utilizada em quatro milhões de animais fora do Brasil. O monitoramento é feito por meio de um colar (que conta com um sensor acoplado) que é colocado no pescoço da vaca, e que detecta todos os seus movimentos e atividades. O Alta COW WATCH emite alertas para o produtor rural quando há alterações de comportamento. Esses avisos podem ser de saúde, quando, por exemplo, a vaca não está comendo normalmente ou quando está com grande inatividade. E há os avisos relacionados ao cio, ou seja, quando o animal está no melhor momento para inseminação.

Alta COW WATCH

A tecnologia é importante para o aumento de lucros do produtor e para o bem-estar do animal. Fazer a gestão de rebanhos utilizando papel, caneta e planilhas eletrônicas significa perda de produtividade, de competitividade e de ganhos. O Alta COW WATCH é muito simples de usar e representa os olhos do dono 24 horas por dia, monitorando as vacas todo o tempo, auxiliando na tomada de decisões e revolucionando o gerenciamento do rebanho.

O produto é capaz de eliminar altos custos com doenças que periodicamente podem afligir os animais, trazendo alertas preventivos. Todos os dados capturados pelo sensor de movimento podem ser encaminhados para smartphones (celulares), computadores ou tablets, de acordo com a opção do produtor rural.

Leia também: