CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Lançada ferramenta de acesso a dados de manejo do psilídeo

Banner do Avalia Psilideo

A ferramenta Avalia Psilídeo lançada pelo Fundecitrus irá ajudar o citricultor na escolha dos inseticidas para o controle do psilídeo. Trata-se de uma plataforma que disponibilizará ao produtor os resultados dos experimentos de eficácia de inseticidas em populações do psilídeo de campo de diferentes regiões do cinturão citrícola.

O Avalia Psilídeo trará resultados sempre atualizados para o citricultor. A ferramenta apresenta os resultados dos testes de eficácia de inseticidas em população de campo. Esses dados são atualizados constantemente à medida que os experimentos forem realizados, o que trará uma grande vantagem ao produtor, que poderá acompanhar, de maneira dinâmica, qual produto apresenta maior eficácia no controle do inseto.

Interface da ferramenta Avalia Psilideo
Interface da ferramenta Avalia Psilideo

A ferramenta é fruto de um trabalho de cooperação. Vários setores estão envolvidos para que a ferramenta funcione: desde o citricultor no campo, que detecta as altas populações, passando pelas equipes do Fundecitrus, como a de Transferência de Tecnologia, que realizam as coletas do inseto, a equipe de P&D, que realiza os experimentos com os psilídeos, e, em seguida, o resultado é repassado ao citricultor. Saber quais produtos apresentam melhores eficácias localmente é importante e contribuirá para o manejo do greening.

O Avalia Psilídeo chega para auxiliar o citricultor na hora de escolher os produtos adequados para usar no pomar. Saber quais produtos estão funcionando na região onde está o pomar é uma necessidade que o produtor tem, e essa ferramenta é essencial nesse sentido. Com a ferramenta, o citricultor terá acesso aos resultados mais recentes dos estudos realizados com os inseticidas em cada região.

Técnico utilizando a ferramenta

Os técnicos ressaltam que é preciso que cada um faça a sua parte no combate ao greening. É importante que cada um utilize a ferramenta e faça a rotação dos produtos de acordo com os dados disponibilizados por ela, esse é um pilar fundamental no manejo do psilídeo.

O Avalia Psiçideo pode ser acessado CLICANDO AQUI.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *