APICULTURA -  Como montar um apiário

Biodiversidade - Fauna e FloraBlogCiência e Tecnologia

Fauna – Neon verdadeiro

Neon verdadeiro (Paracheirodon innesi)

Peixe muito brilhante, é a joia de muitos aquários ao redor do mundo. São resistentes e originários da América do Sul. Entretanto, sua população resultou em um próspero comércio de criação em cativeiro em Singapura, Hong Kong e Tailândia.

Mais de 1,5 milhões de neons são exportados todos os meses para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que menos de 5% dos neons são capturados na América do Sul. Muito apreciados no aquarismo, são utilizados em aquários comunitários, desde que seus companheiros não sejam grandes ou agressivos. Em aquários, geralmente são peixes pacíficos contudo, o aquário deve possuir cerca de 8 a 10 espécimes, pois isso irá trazer confiança aos peixes e você será recompensado com um espetáculo de aparência mais natural. O pequeno cardume parece realmente pequenas joias.

NEON VERDADEIRO (Paracheirodon innesi)

Outros nomes – tetra neon, neon, bandeirinha

Características – é um dos peixes mais populares nos aquários comunitários. São muito sociáveis e fáceis de manter. As suas riscas, azul e encarnada, esta última só até meio do corpo, tornam estes peixes muito atraentes. Talvez pelo fato do verdadeiro neon ser raramente encontrado nas lojas brasileiras, o Neon Cardinal (Paracheirodon axelrodi) tenha pego emprestado o seu nome. Atingem 4 cm de comprimento. Fêmeas são ligeiramente maiores do que os machos, além de apresentar corpo de forma roliça. Machos possuem corpo em forma retilínea.

Origem – afluentes do Alto Amazonas e médio Rio Negro

Habitat – águas bem vegetadas e sombreadas. Encontrado tanto em água negra e água clara, em meio a raízes ou densa vegetação aquática.

Hábitos – gosta de viver em cardumes

Temperatura ideal – 22º a 26º C

pH – 6,0

Alimentação – omnívoros.

Reprodução – são peixes ovíparos, isto é, soltam os ovos na água depositando-os em plantas. Pais não cuidam da progênie.

Predadores naturais – anfíbios, peixes carnívoros maiores, aves, pássaros, insetos aquáticos e répteis.

Ameaças – tráfico de animais, coleta predatória, poluição e destruição do habitat.

Leia outros artigos do BlogFauna RuraltecTV clicando no LINK.