CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasLeilõesPremiações e Competições

Expointer mostra o melhor da pecuária nacional

Animal campeão

Ótimos animais, com excelente qualidade genética, são os grandes campeões da feira

Segundo os organizadores, os julgamentos estão transcorrendo dentro do esperado. Os visitantes estão tendo a oportunidade de vislumbrar ótimos animais, com excelente qualidade genética, grandes campeões que estão surgindo, inclusive de outros estados, como é o caso de Santa Catarina. É um momento importante de troca e de qualificação para expositores, técnicos de associações e criadores.

Touro Grande Campeão da raça Murray Grey, Mister James Bond 007
Touro Grande Campeão da raça Murray Grey, Mister James Bond 007

O touro Mister James Bond 007 levou o título de Grande Campeão da raça Murray Grey, que participa pela primeira vez da Expointer. O reprodutor, de 1180 Kg, nascido no Uruguai e importado para o Brasil, pertence à Cabanha Guarita, de Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, de Palmeira das Missões. A fêmea Grande Campeã é Silver 014, tatuagem 25, 720 Kg e também pertence ao criatório de Palmeira das Missões, que foi pioneiro da raça no Brasil, em 2013.

O Grande Campeão da raça Ultrablack, o touro 4 Linhas 23
O Grande Campeão da raça Ultrablack, o touro 4 Linhas 23
A Grande Campeã da raça Ultrablack, a matriz 4 Linhas 04 Palestra
A Grande Campeã da raça Ultrablack, a matriz 4 Linhas 04 Palestra

Outra raça que faz estreia na Expointer no julgamento dos animais de argola é o Ultrablack. A Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba, levou para casa os grandes títulos da exposição. A propriedade, comandada por Luiz Antonio Venker Menezes, conquistou o grande campeonato nos machos com o reprodutor 4 Linhas 23 e os títulos de grande campeã com a matriz 4 Linhas 04 Palestra e de reservada de grande campeã com o animal 4 Linhas Dama 33.

Grande Campeã e sua cria terneira de 6 meses da raça Charolês, a matriz JB Odile Foto: Alina Souza
Grande Campeã e sua cria terneira de 6 meses da raça Charolês, a matriz JB Odile
Foto: Alina Souza

O Charolês, que aumentou 24,19% sua participação em relação a 2019, com 77 animais já tem os seus campeões também. O touro Pelican é o grande campeão e a vaca JB Odile, é a grande campeã, ambos da Cabanha Charolês Figueira, do proprietário André Corrêa Berta de Arambaré.

Grande Campeão Braford, o touro TEH0412 - Foto: Grafaels 85 Fotografia
Grande Campeão Braford, o touro TEH0412 – Foto: Grafaels 85 Fotografia

A raça Braford participa da Expointer com um animal a menos do que o Charolês, 76 exemplares. O prêmio de Grande Campeão Braford foi o exemplar TEH0412, da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel, que é tricampeã da Expointer na raça Braford, para felicidade de Raul Southal, proprietário da cabanha. A Grande Campeã foi para Carcavio 38, TE56, da Estância Carcavio de Livramento.

Grande Campeão da raça Angus, o touro Floripana 398 Bismarck
Grande Campeão da raça Angus, o touro Floripana 398 Bismarck

Com a reabertura do trânsito de animais com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina voltou à Expointer e arrematou os grandes campeonatos da raça Angus. A Cabanha Floripana, do criador Oreste Melo Júnior de Urupema (SC), fez dobrinha, levando para casa os títulos de grande campeão com o touro sênior Floripana 398 Bismarck e de grande campeã com a vaquilhona Floripana Florença TEI409 Bismarck TEI. A cabanha foi a única propriedade de Santa Catarina com animais Angus no Parque Assis Brasil.

A vaca FST Audrey Over A4 deu à luz o Terneiro Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, tornando-se o primeiro bezerro nascido na Expointer deste ano – Foto: Alina Souza
A vaca FST Audrey Over A4 deu à luz o Terneiro Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, tornando-se o primeiro bezerro nascido na Expointer deste ano – Foto: Alina Souza

Na raça Simental-Fleckvieh, com 70 animais, a maior participação entre os bovinos mistos, os prêmios de grande campeão e campeã e os reservados, foram para a Fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana. E a grande surpresa da feira: o nascimento do primeiro terneiro da Expointer, Capitão Vet, da raça Simental-Fleckvieh. O nome é uma homenagem da Fazenda Terezinha, de Jaquirana, a todos os médicos veterinários. A mãe é a FST Audrey Over A4, de 30 meses, Campeã Vaca Jovem da Exposição. A Fazenda Santa Terezinha conquistou os grandes prêmios da raça, de grande campeão e reservado e de grande campeã e reservada também.

A Grande Campeã da raça holandesa, a vaca Klaas Janie 1978
A Grande Campeã da raça holandesa, a vaca Klaas Janie 1978.

Entre os bovinos de leite, a raça holandesa é a que tem maior número de animais na feira, com 140 animais inscritos. O vencedor do concurso Leiteiro da raça holandesa, organizado pela Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando) neste ano, foi o produtor de leite Evandro Cichelero de Carlos Barbosa que conquistou dois prêmios. Na categoria Jovem, com a vaca Granja Cichelero 546 Finder, com uma produção de 69,66 litros de leite; e na Adulta, com a vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 Jose, que alcançou a marca de 83,68 litros de leite. Mas a Grande Campeã da raça foi a vaca Klaas Janie 1978, do expositor Marcirio Flores Alves, da Fazenda Santo Izidro, de Alegrete (RS). A exemplar venceu ainda em outras duas categorias: Campeã Jovem e 3 Anos Sênior. A vaca é de origem da criação da Agropecuária Salomons, de Castro (PR).

Para ver todos os grandes campeões da 44ª Expointer CLIQUE AQUI.

A Expointer continua sendo a grande vitrine da pecuária nacional!!! Parabéns gauchada!!!

Leia também:

Expointer tem estação meteorológica

Nelore PO no 3º Leilão Virtual Polyana

Reserva Angus fará oferta de 45 touros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *