A maior mostra de animais zebuínos avaliados de todo o país, reúne anualmente também os principais programas de melhoramento genético
No dia 16 de agosto, no Recinto de Avaliações das Raças Zebuínas Torres Homem Rodrigues da Cunha, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) abrirá oficialmente a 17ª ExpoGenética, que ocorrerá entre os dias 16 e 25 de agosto e contará com ampla programação técnica e excelentes oportunidades de negócios. Com o tema “Olhar com precisão – nossa busca por excelência genética”, a ExpoGenética 2024 trará uma programação repleta de atividades e novidades para os participantes. Serão 25 leilões e quatro shoppings de animais.
Na programação da mostra está a entrega da obra de adequação da área de apresentação de animais do Tatersal Rubico Carvalho, nos pavilhões Coronel Geraldino Rodrigues da Cunha e Ernesto de Salvo. Também está prevista a palestra “A Visão da Indústria Frigorífica”. Está programado também o Encontro Nacional de Criadores Participantes do PMGZ, onde serão apresentados os números e as novidades do programa de melhoramento genético da ABCZ.
Durante o evento será apresentada a 21ª edição dos projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade, além do 7º Encontro ABCZ Mulher 2024. Outro acontecimento importante é a eleição dos touros testados no PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), que irão para coleta de sêmen e distribuição nos rebanhos parceiros do programa. O Leilão Touros PNAT chega à sua 7ª edição e será realizado no Pavilhão Multiuso, uma oportunidade única de adquirir exemplares das raças zebuínas.
A feira sediará ainda o Encontro Rural Jovem e os tradicionais Mérito ExpoGenética e Mérito ABCZ Mulher. Em 2023, foram mais de 40 criadores/expositores e 913 animais de diferentes raças zebuínas vendidos, com um faturamento de R$ 52.280.016 nos leilões, superando em 11,2% a edição de 2022. O animal mais valorizado da 16ª ExpoGenética foi a fêmea Galática MAT, comercializada por R$ 1.020.000.