CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Estufa com cultivo agrícola

Você já sabe o que pretende produzir? Tem ideia de como produzir? O que considerar de acordo com a região em que você pretende produzir?

Essas são questões que não podem ser negligenciadas ao se pensar em começar um negócio de cultivo protegido.

A qualidade e a consequente rentabilidade do plantio em estufas são grandes atrativos para empreendedores. Mas fique sabendo que este tipo de atividade requer conhecimentos básicos, para alcançar produtividade significativa e qualidade adequada dos produtos às demandas do mercado atual.

Bateria de estufas

Adequação ao produto

A estrutura – estufa – deve estar alinhada às necessidades do que será produzido.

Fatores que devem ser considerados ao se pensar em estrutura:

  • iluminação,
  • ventilação,
  • quantidade de insumos,
  • entre outros.

Depois das três perguntas feitas no início dessa matéria, devemos nos perguntar: Tenho mercado para isso?

A resposta foi sim? Então, vamos aos próximos passos.

Analise o terreno escolhido e a disponibilidade de água local, a acessibilidade ao local, determine as dimensões para a instalação da estufa e o espaço necessário para eventuais expansões…

Estufa

ATENÇÃO! Não se esqueça de identificar a cadastrar fornecedores de insumos (locais de preferência). Criar uma relação de parceria com seus fornecedores é fundamental.

Depois disso tudo, tente desenhar a logística interna – onde os insumos serão armazenados, onde a produção será escoada, onde está a fonte de água, onde está o ponto de luz, o sistema de circulação, o sistema de irrigação…

O planejamento deve ter por objetivo construir uma estufa com tudo que os cultivos precisam para que cresçam saudáveis, protegido de doenças, pragas e intempéries e garantam um produto de qualidade e segurança.

Qualquer empreendimento deve estar baseado em um planejamento consistente. Metas, prazos, mão-de-obra, logística, validades, armazenamento, precificação, vendas, pós-vendas… São tantos fatores… Fique atento a todos estes pontos. Procure ajuda. Converse com produtores locais. Com produtores em estufa. Cerque-se de bons profissionais. Procure orientação com um profissional técnico no assunto. Capacite-se!

Leia também:

Produção de flores em estufas

Pesquisa desenvolve modelos para produção de hortaliças em fazendas verticais

Enxertia em hortaliças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *