Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaCapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaTurismo e Lazer

Estiagem na agricultura – Novo método é usado para monitoramento

Flor seca por efeito da estiagem
O trabalho está em fase preliminar, mas dá um bom indicador da gravidade da estiagem na agricultura
 
Pesquisadores da Epagri/Ciram aplicam o Índice de Vegetação Padronizado, traduzido do inglês Standard Vegetation Index (SVI), baseado nas condições da vegetação, que estão intimamente ligadas às condições de disponibilidade de água para as plantas e mostra os efeitos dessas variações ao longo do tempo.
 
O trabalho está em fase preliminar, mas dá um bom indicador da gravidade da estiagem na agricultura. “Com essa ferramenta podemos fazer um histórico desde 2000 e dessa forma monitorar, a partir de imagens de satélite, onde a estiagem está mais grave em determinado município. Podemos até quantificar em termos de área, qual é a severidade desse índice de vegetação”, dizem os pesquisadores.
Utilizando a plataforma Google Earth Engine, em que estão disponíveis vários conjuntos de imagens de satélite, foi adaptado um código para gerar resultado para Santa Catarina. Os resultados foram gerados a partir dos dados do satélite Terra sensor MODIS (MOD13Q1) utilizando o índice de vegetação EVI que aumenta a sensibilidade em regiões com biomassa alta da vegetação.

Valores baixos de SVI indicam más condições da vegetação que podem ser o resultado das condições climáticas. Já altos valores de SVI podem refletir as condições climáticas ideais para o crescimento, de modo que o verde da vegetação é mais alto do que o encontrado em na média dos outros anos.
 
Os pesquisadores ressaltam que o trabalho ainda está em fase inicial e que estão sendo estudados outros indicadores para serem usados de forma conjunta, como a umidade do solo e dados de precipitação do passado.

Fonte: Epagri

Leia também:
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *