Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaAgricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaGastronomiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e EnergiaNotícias

Embrapa disponibiliza publicações sobre mudanças climáticas e produção de hortaliças

Produtor com a colheita da sua produção de hortaliças

São diversas publicações sobre o assunto e a tendência é que com o aumento das ocorrências relacionadas ao aumento da temperatura essas iniciativas sejam reforçadas

As discussões vêm de longe, mas se intensificaram nos últimos tempos com a recorrência de anúncios sobre os sucessivos recordes de temperatura média global, cujo alcance pode afetar todos os níveis de atividades no planeta, inclusive a produção de alimentos. E em relação a alimentos, como se comportam alguns cultivos mais sensíveis – como o das hortaliças – às ocorrências relacionadas às mudanças climáticas, onde são cada vez mais frequentes os eventos extremos de chuva e/ou de seca, apontados como exemplos dessas alterações?

Essa tem sido uma das vertentes dos trabalhos desenvolvidos pela Embrapa Hortaliças, que vem investindo em projetos de pesquisa e práticas culturais que atuam na redução dos impactos que essas mudanças provocam na horticultura: novas cultivares que toleram as temperaturas projetadas nesse cenário, adoção da tecnologia do sistema de cultivo protegido, trabalhos relacionados ao reúso do esgoto sanitário, após tratamento, para irrigação de canteiros de hortaliças (economizando água e nutrientes), entre várias outras perspectivas. Conhecimentos científicos que estão disponíveis no acervo bibliográfico da Embrapa.

Produtores trabalhando na horta
Colheita da horta com destaque para os tomates

São diversas publicações com esse viés que levam a rubrica da Embrapa Hortaliças, e a tendência é que com o aumento das ocorrências relacionadas ao aumento da temperatura essas iniciativas sejam reforçadas. Entre as ferramentas de acesso às tecnologias que tratam do tema destaca-se as publicações da Série Documentos, Boletins de Pesquisa & Desenvolvimento, Circulares Técnicas e Comunicados Técnicos que descrevem tecnologias com impacto direto na olericultura, como a do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A importância da tecnologia do SPDH pode ser medida pelos benefícios de um sistema que reduz a pegada de carbono ao mesmo tempo em que reduz a demanda de água, nutrientes ou fertilizantes, e cujo processo encontra-se disponível nessas publicações.

PANCS

E quando essa temática envolve o trabalho com culturas que apresentam resistência natural aos efeitos das mudanças climáticas, as Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC têm respondido bem aos desafios. Notadamente por suas características naturais como rusticidade, resiliência e adaptabilidade às condições climáticas, além de grande eficiência na absorção de nutrientes.

Dente de leão (Taraxacum officinale)
Dente de leão (Taraxacum officinale)
Colheita de peixinho (Stachys byzantina)
Colheita de peixinho (Stachys byzantina)

Cerca 300 espécies de PANC já foram catalogadas pela Embrapa Hortaliças, dentro do projeto de resgate dessas plantas, e que a resiliência dessas espécies constitui o eixo dos experimentos conduzidos pela unidade de pesquisa, em parceria com produtores e instituições públicas e privadas. A resiliência das PANC frente às condições adversas, observada milhões de vezes, é absolutamente a essência do trabalho desenvolvido. E não faltam informações envolvendo diferentes abordagens sobre as PANC como mostram alguns dos títulos de publicações que abordam a temática.

Alface mais tolerante ao calor

No caso do alface, para vencer a barreira do clima e facilitar a produção nas regiões mais quentes do Brasil, pesquisadores da Embrapa Hortaliças desenvolveram duas variedades de alface crespa de folhas verdes que apresentam tolerância ao calor e ampla adaptação às condições tropicais, independentemente do sistema de produção, seja campo aberto, hidroponia ou cultivo protegido.

Essa característica é importante porque altas temperaturas antecipam o florescimento da alface e a produção de látex nas folhas, o que deixa a planta com um sabor bem amargo, indesejado pelos consumidores. Entre os principais objetivos está contribuir para a sustentabilidade da cadeia produtiva dessa hortaliça no país.

Com as mudanças climáticas, a resistência a altas temperaturas é cada vez mais importante para a alface
Com as mudanças climáticas, a resistência a altas temperaturas é cada vez mais importante para a alface

Clique nos links para fazer o download das publicações:

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *