Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaAgricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaGastronomiaNotícias

Embrapa desenvolve tecnologia de manejo da mandioca com aumento da produtividade

Planta da mandioca

A tecnologia de manejo do cultivo da mandioca de mesa no cerrado foi apresentada em um Dia de Campo realizado dentro da programação da Agrobrasília em maio

É a cobertura plástica do solo no cultivo de mandioca de mesa no cerrado. A tecnologia vem ao encontro de uma demanda do setor produtivo que procura formas de aumentar a lucratividade e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores.

Cultivo de mandioca com cobertura plástica do solo
Cultivo de mandioca com cobertura plástica do solo

A utilização de cobertura plástica do solo no cultivo de mandioca de mesa é uma boa opção para os produtores. Ela aumenta a produtividade das raízes, com manutenção da umidade, o controle da erosão, promove a melhoria da qualidade biológica do solo, além da diminuição do ciclo da cultura e da mão de obra no controle do mato.

Os estudos foram desenvolvidos no sentido de identificar como a mandioca se comportaria plantada sob a cobertura, com e sem irrigação. Os pesquisadores constataram que o uso da cobertura plástica do solo proporcionou um aumento de pelo menos 13% na produtividade das raízes. E quando a tecnologia é utilizada juntamente com a irrigação, essa produtividade é ampliada em quase 90%. As pesquisas também buscaram definir o tamanho ideal dos canteiros e seus respectivos espaçamentos. CLIQUE AQUI para acessar as orientações completas.

Detalhe do sistema de cobertura do solo - Foto: Alexandre Veloso

De acordo com os técnicos, é possível a utilização de uma mesma cobertura plástica do solo para mais de um cultivo. Ela pode servir para a produção de morango e alface, por exemplo, e depois para uma safra de mandioca. Dessa forma, é possível diminuir os custos de implantação da cobertura, inclusive com a utilização da fertilidade residual do primeiro cultivo.

A mandioca entra nesses sistemas de produção como uma cultura estratégica, que permite a ampliação da rentabilidade da lavoura e, ao mesmo tempo, quebra os ciclos de pragas e doenças por meio da sucessão e/ou rotação de culturas. Outro aspecto destacado é a possibilidade de utilização da consorciação com outras culturas entre as fileiras duplas de mandioca a fim de contribuir para o enriquecimento, a preservação e a intensificação do uso do solo, bem como para o aumento da diversificação da renda familiar.

Amostras promocionais de ramas de mandioca da BRS 429 - Foto: Juliana Caldas
Amostras promocionais de ramas de mandioca da BRS 429 – Foto: Juliana Caldas

A tecnologia de “Cobertura plástica do solo no cultivo de mandioca de mesa no cerrado” foi lançada em um Dia de Campo realizado dentro da programação da Agrobrasília em maio. O evento ocorreu no estande de olericultura da Emater-DF e reuniu dezenas de agricultores interessados no cultivo da mandioca de mesa.

Dentro da programação do Dia de Campo foram apresentadas palestras que trataram do cultivo de mandioca de mesa no Distrito Federal e Entorno, BRS 429 – geração, validação e potencial de impacto na cadeia produtiva de mandioca de mesa no DF e Entorno, do manejo da irrigação no cultivo de mandioca de mesa no DF e Entorno e dos aspectos práticos da tecnologia de uso de cobertura plástica na produção de mandioca de mesa. Ao final do evento, foram distribuídas aos agricultores amostras promocionais de ramas de mandioca da BRS 429.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *