Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Pessoa acionando botão de injeção de diesel no motor
O uso do diesel em um empreendimento rural deve constar do seu planejamento e controle, deve ser estratégica e maximizada, a fim de evitar desperdícios e prejuízos

Confira e veja se você está seguindo as dicas seguir! Se não estiver, é bom pensar e agir imediatamente! Desta forma, você terá uma surpresa no fim do mês com a economia conseguida.

Quem é seu fornecedor? Seu fornecedor de diesel tem a Autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o exercício das atividades? As instalações para abastecimento interno estão de acordo com o sistema de Ponto de Abastecimento da ANP? Verifique a integridade do fornecedor. 
Converse com outros compradores da região. Este tipo de pesquisa vai, com certeza, prevenir problemas futuros, como, por exemplo, a exigência da Ficha de qualidade do produto junto à NF de entrada ao fornecedor, que precisa ter parâmetros que determinam sua segurança para utilização. 

Compare preços. Este no mundo da concorrência. Ao se certificar da integridade dos fornecedores locais, é hora de pensar em custos! Para se manter competitivo, você tem que sempre comparar preços. Não feche contratos com um único fornecedor. Fique livre para negociar e conseguir a melhor oferta.

Confira a logística e o estoque dos fornecedores. As entregas serão feitas rapidamente? Qual a melhor relação custo-benefício? Não mantenha altos volumes de combustível em estoques… Deixe isto para o fornecedor. 

Recebimento do diesel comprado. Neste momento, solicite o boletim de conformidade da carga de combustível. Se tiver condições, pese o caminhão no recebimento e após a descarga, para confrontar se quantidade de combustível entregue é compatível com a nota fiscal. Confira a integridade dos lacres dos caminhões e se sua numeração confere com as descritas na nota fiscal. 

Quanto seu negócio consome? Depois de fazer um check list com relação ao fornecedor com todas as questões levantadas anteriormente, volte sua atenção para questões dentro da sua porteira. Conhecer exatamente a quantidade de diesel que sua propriedade consome (frota de tratores e caminhões) ajuda a realizar compras mais assertivas. Não “sufoque” o seu fluxo de caixa com produtos estocados sem utilização.

ATENÇÃO! O consumo varia em diferentes épocas, por diferentes fatores, como as culturas e as operações realizadas na produção.

As tecnologias estão aí para ajudá-lo! Uma ferramenta de rastreio do combustível, desde a compra até o consumo, evita desperdícios, desvios e outros problemas. Coletar informações a respeito e saber decifrá-las vai garantir um consumo eficiente do diesel pelas máquinas. A tecnologia ajuda a ter controle nas variações de consumo ao longo do ano, contribuindo diretamente para a redução de custos e para a preservação do meio ambiente. 

Ah, os imprevistos! Estar preparado para inconvenientes e não correr riscos. É um conselho que deve ser levado em consideração! A maioria dos imprevistos podem ser evitados com planejamento

Fornecedores com documentos fora de validade, caminhões em não conformidade com a regulamentação, atraso de entregas, são eventos que afetam toda a cadeia produtiva.

Leia também:
 
Todos os dias, com 5 minutos de leitura, você fica por dentro das mais importantes notícias do mundo do AGRO! Pílulas do Agro RuraltecTV!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *