Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

DicasPet

Como adestrar o seu cachorro

adestramento canino

Como fazer seu cachorro obedecer comandos básicos? Seu amigo ignora seus pedidos, faz muita bagunça ou te deixa em situações embaraçosas?

Antes de de tudo!

É preciso conhecer o seu pet e entender como ele se comporta diante de algumas situações e conhecer o temperamento dele. Isso é fundamental para que o processo de adestramento seja efetivo.

Outro erro de principiante!

Má comunicação… Não adianta gritar o nome deles e esperar que entendam que estão fazendo algo errado! Ou mais, que façam o que você deseja.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas que vão te ajudar no adestramento do seu cachorro, tornando-o mais obediente, melhorando o convívio com outros animais e fazendo-o respeitar as regras básicas da casa!

Petiscos

Os petiscos servem para chamar a atenção do seu amigo. Por exemplo, para ele sentar, aproxime o petisco próximo ao seu focinho e diga “sente”, e em seguida vá levando a mão para a frente acima da cabeça do animal até que ele esteja sentado. Esse movimento o força a sentar. Apenas depois de ele sentar e permanecer assim, dê a ele o petisco. É muito importante repetir esta atividade diversas vezes durante o dia, para que assim o cachorro pratique o comando sempre que você pedir. Só dê o petisco se o animal fizer o que foi solicitado e permanecer obedecendo.

adestramento do cão com pestisco

Paciência

No primeiro dia, você estará entusiasmado e vai querer ensinar tudo a ele, mas basta ele desobedecer uma vez para você começar a desanimar. Portanto, tenha paciência! Os cães demoram um pouco para aprender. É necessário compreender o tempo deles e persistir para que ele não esqueça os seus comandos.

Além disso, atente-se sempre às suas falas no momento de ensinar o “não”, por exemplo. Utilizar a palavra “não” com o nome do pet toda vez em que tentar ensinar uma ação, pode deixar seu cachorro confuso, causando um desentendimento na cabeça dele. Desta forma, utilize o “não” sempre sozinho, sem misturar com o nome dele ou sinônimos.

Tom de voz

Não aumente o tom de voz com o seu pet, quando ele não obedecer ao seu comando, retire a sua recompensa, ou seja, não dê o petisco. É simplesmente recompensar quando ele fizer o certo e não recompensar quando fizer o errado! Sem gritar e, principalmente, sem violência.

Não deixe o seu cachorro com medo, busque fazer com que ele entenda o que é certo e o que é errado com adestramento recompensado.

E aí? Você já tentou estas técnicas? Da forma correta? Se desta forma, seu cão insistir em ser um grande bagunceiro, procure auxílio profissional. Seu veterinário com certeza poderá lhe indicar alguém com experiência.

Leia também:

Pets – Verão! Cuidados no calor!

Como cuidar de pets idosos

Tártaro em pets – como evitar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.