Cavalo Crioulo - Raça forte forjada nos campos do Sul

CapacitaçãoCiência e TecnologiaCriaçãoDicasGestão, Mercado e EconomiaPastagens e Forrageiras

Cuidados com cavalos atletas antes e durante provas

Conjunto em prova de tambor

Manter a saúde do cavalo atleta é essencial para que ele tenha um ótimo desempenho nas suas atividades e em competições

A saúde do cavalo atleta é essencial para o desempenho do animal, antes e durante as provas, ainda mais nas competições de velocidade, como tambores, balizas, polo, hipismo, etc.

Não há uma fórmula mágica para mantê-lo bem, mas é possível seguir alguns cuidados fundamentais que podem proporcionar o seu bem-estar e, para isso, é preciso criar uma harmonia entre seu físico, mental e até mesmo social.

Devemos levar em consideração vários pontos, tanto na propriedade quando tem competição, tais como:

Cavalo descansando no piquete

Estresse

Cuidar da mente do animal é fundamental, pois treinos e atividades os deixam cansados. É importante o animal ter tempo para descansar. E isso se consegue mantendo o animal solto em ambiente seguro e limpo, aberto, espaçoso e extenso para que o animal consiga correr, se divertir, relaxar e descansar. Por isso um piquete com boa pastagem é fundamental.

Rotina de exercícios adequada

Sobrecarregar o cavalo com muitos exercícios pode deixá-lo muito cansado, pode causar alguns problemas, principalmente nos seus cascos e musculaturas. Assim, é muito importante criar uma rotina de atividades adequadas para ele:

  • Faça um cronograma variado;
  • Observe se ele está muito cansado;
  • Faça pausas durante os exercícios;
  • Não deixe que ele ultrapasse muito os seus limites, pois isso pode causar algumas pequenas lesões que podem prejudicar seu desempenho.
Conjunto em prova de apartação

Cuide sempre dos cascos

Crescendo o tempo todo, os cascos precisam sempre de bastante manutenção, para que eles fiquem fixados, estruturados e bem feitos. A boa e constante limpeza é fundamental, pois caso contrário, podem originar problemas e doenças no curto e longo prazo.

Suplementação

Para um cavalo de competições, é muito importante administrar vitaminas, proteínas e minerais de excelente qualidade no seu dia a dia. Apenas a pastagem pode não é o suficiente. Por mais que seu animal se alimente bem, pode não adquirir todos os nutrientes essenciais para sua musculatura. Além da pastagem, administre suplementação orientada por profissional habilitado.

Cavalo de polo

Em competições

  • Levando em consideração que o cavalo está longe de casa, é importante mantê-lo o mais confortável possível;
  • Mantenha ao máximo a proximidade dos tratos nos horários que costumam ser feitos em casa;
  • Deixar sempre água fresca disponível, uma cama confortável e limpa e um ambiente o mais tranquilo possível;
  • O aquecimento e desaquecimento que deve ser feito antes e depois das competições, além, é claro, de um bom banho, já que em algumas regiões o clima quente é predominante;
  • Mantenha a suplementação recomendada pelo técnico;
  • Os cuidados com os potros são os mesmos dos cavalos adultos. Se o animal é novato em competições, a tendência é que o estresse seja maior. Para minimizar isso vale a pena colocá-lo próximo a animais que estão acostumados a conviver no haras e pelo menos uma vez ao dia sair para dar uma volta com ele.
Cavalo no banho

Assistência veterinária

O maior cuidado com a saúde do cavalo atleta que você pode ter é manter a assistência veterinária rigorosamente em dia. O médico veterinário acompanhará constantemente o seu animal e saberá orientá-lo caso ele precise de algum tratamento ao longo do tempo. Exames de rotina para ver como anda seu físico e mental garantirão ótimos resultados na manutenção do seu bem-estar.

Leia também:

Cuidados ao comprar um cavalo!

Manejo de cavalos

Você sabe quais são os deveres dos proprietários de cavalos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.